38% dos consumidores têm crédito ampliado sem solicitar

Pesquisa mostra ainda que o cartão de crédito foi a modalidade que mais gerou inadimplência nos últimos 12 meses

qua, 19/06/2019 - 18:08

Muitas pessoas diariamente recebem propostas de ampliação do limite de crédito por parte dos bancos, instituições financeiras e lojas que operam com sistema próprio de crédito. Nos últimos 12 meses, quatro em cada dez usuários de cartão de crédito (38%) receberam alguma oferta de aumento de limite sem que tivessem solicitado. O mesmo ocorreu com consumidores de outras modalidades que tiveram aumento no limite de empréstimos e de crédito pré-aprovado (34%) e expansão do limite disponível no cheque especial (24%). Estes dados pertencem a um levantamento realizado em todos os estados do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

A pesquisa apontou que o cartão de crédito foi a modalidade que mais deixou o consumidor com o nome sujo, com 46% de incidência. Nem sempre os usuários dão atenção aos contratos na hora de avaliar juros e tarifas de serviços financeiros, principalmente no caso de cheque especial (38%), o que acaba sendo um fator para a inadimplência.

Entre os entrevistados, 53% acham a proposta de aumento de limite interessante, por considerar positivo ter crédito à sua disposição. Já 21% rejeitaram a oferta porque não viam necessidade no uso. Por outro lado, 44% tendem a aceitar, desde que vejam necessidade em seu uso (31%).

 

COMENTÁRIOS dos leitores