Popularidade de Macron cresce 5 pontos após G7

Na avaliação do Le Figaro, discurso crítico ao governo Bolsonaro por conta das queimadas na Amazônia ajudou o presidente

qui, 05/09/2019 - 10:07
Ludovic MARIN / AFP Macron consegue se desmarcar da impopularidade que permeou todo o mandato de seu antecessor Ludovic MARIN / AFP

 A popularidade do presidente da França, Emmanuel Macron, subiu cinco pontos após a cúpula do G7 em Biarritz, no fim de agosto, e chegou ao mesmo patamar de setembro de 2018.

Segundo pesquisa realizada pelo instituto Kantar para o jornal Le Figaro, 32% dos entrevistados aprovam a gestão Macron, alta de cinco pontos percentuais em relação a julho. Outros 66% reprovam o presidente, queda de três pontos na comparação com o último levantamento.

Com isso, Macron consegue se desmarcar da impopularidade que permeou todo o mandato de seu antecessor, o socialista François Hollande, que no segundo ano de gestão era aprovado por apenas 13% do eleitorado.

Na avaliação do Figaro, um dos fatores que explicam o crescimento da popularidade do presidente é a cúpula do G7 em Biarritz. Na ocasião, Macron adotou um discurso crítico ao governo Bolsonaro por conta das queimadas na Amazônia e desafiou Donald Trump ao receber o chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif, como convidado.

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores