Latam é multada por impedir mulher autista de viajar

Mesmo apresentando um laudo médico que confirmava que estava apta para desenvolver as suas atividades sozinha, a empresa aérea não permitiu que a mulher viajasse sozinha

por Jameson Ramos qua, 11/09/2019 - 15:30
LeiaJá Imagens/Arquivo Empresa também deve ser acionada judicialmente LeiaJá Imagens/Arquivo

A empresa aérea Latam foi autuada, na manhã desta quarta-feira (11), pelo Procon-PE, por ter proibido o embarque de uma mulher autista de 26 anos. De acordo com o órgão, Uli Firmino Ary estava com o laudo médico que comprova que ela é apta a desenvolver todas as suas necessidades sozinhas. Mesmo assim, a Latam proibiu que a consumidora viajasse sozinha, tendo que aguardar 72 horas para que a empresa conferisse o documento.

O Procon-PE foi procurado pela empresa Eleve Gestão de Negócios, especialista em atuar com inclusão, que falou sobre o caso da Uli Firmino, que iria para Fortaleza, Ceará, no último dia 7 de setembro, onde faria uma cirurgia na gengiva, marcada para acontecer nesta última terça-feira (10). 

Tudo começou quando a mulher pediu para trocar de assento porque o que estava ficava perto da hélice e ela possui sensibilidade auditiva. Depois de questionar o porquê e escutar da própria Uli que ela era autista, a Latam informou que a mulher não poderia viajar sozinha, mesmo após o laudo neurológico ter sido apresentado. 

"A Latam foi autuada e multada por não apresentar justificativa legal para que ela (Uli Firmino) viajasse, descumprindo o laudo médico da consumidora. No momento também queremos que ela seja realocada no voo mais próximo de acordo com suas necessidades”, explicou Danyelle Sena, gerente de fiscalização do Procon. Uli irá viajar nesta quinta-feira, às 11h55.

A advogada da Eleve, Taisa Guedes, informou que também irá entrar judicialmente contra a Latam por danos materiais, já que Uli perdeu a cirurgia que já estava paga, danos morais, e também aberto um Boletim de Ocorrência por discriminação. 

COMENTÁRIOS dos leitores