Rua da Moeda, no Recife, agora é exclusiva para pedestres
Segundo estudo, mudança resultará em baixo impacto na circulação de veículos na região
A Rua da Moeda, no Recife Antigo, passa a ser exclusiva para pedestres nesta segunda-feira (7). Segundo a Prefeitura do Recife, o objetivo da ação é humanizar a mobilidade no Bairro do Recife.
A decisão foi tomada após consulta popular com cerca de duas mil pessoas que circulam e trabalho no bairro. O Instituto da Cidade Pelópidas da Silveira também realizou estudo do impacto para fechamento da via que apontou baixo impacto na circulação de veículos na região.
De acordo com a prefeitura, a 'pedestrianização' da Rua da Moeda faz parte de um projeto mais amplo de modernização e humanização do Bairro do Recife, que inclui o embutimento da fiação de vias e a realização de obras complementares, como aconteceu com a Avenida Rio Branco. No primeiro momento, o acesso de veículos à via será bloqueado por meio de obstáculos urbanos e sinalização.
O município afirma que a ação foi discutida com os comerciantes da Rua da Moeda, que aprovaram a decisão. O mesmo processo de consulta aos estabelecimentos faz parte dos estudos para a pedestrianização da Rua do Bom Jesus, ainda em andamento.
Com a mudança, os condutores que estiverem na Rua Madre de Deus poderão utilizar a Rua Vigário Tenório ou a Avenida Alfredo Lisboa. Os veículos continuarão transitando pelos cruzamentos entre a Rua da Moeda com as ruas Mariz e Barros, Assembleia e Dona Maria César.
Agentes de trânsito estarão ao longo da via durante o período de adaptação, especialmente nas imediações da Rua Madre de Deus e Avenida Alfredo Lisboa. Devido à alteração, cerca de 30 vagas de Zona Azul serão suprimidas.