20 kg de petróleo são retirados das praias de Salvador

Prefeitura de Salvador montou um esquema especial para a remoção dos fragmentos de petróleo que já atinge mais de 130 praias do Nordeste.

por Jameson Ramos sex, 11/10/2019 - 15:10
Divulgação Monitoramento continua Divulgação

Até o início da tarde desta sexta-feira (11), a Prefeitura de Salvador, Bahia, constatou fragmentos de petróleo em seis praias da cidade: a do Flamengo, Jardim de Alah, Jardim dos Namorados, Piatã, Itapuã e Buracão (Rio Vermelho). Equipes de limpeza estão atuando e monitoramento as manchas de óleo em todas as praias da capital baiana. Cerca de 20 quilos do material, que vem atingindo o litoral do Nordeste desde o fim de agosto, foram retirados das praias de Salvador. 

Marcus Passos, presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), diz que os números de praias atingidas pode aumentar durante o dia e que todo o material recolhido está sendo guardado em locais isolados, ficando para análise de órgãos ambientais federais e estaduais. "É um dos maiores danos ecológicos em extensão do Brasil. Estamos falando de aproximadamente 2.400 quilômetros de litoral, ou seja, mais de 130 praias atingidas”, acentua Marcos. 

Investigação 

O resultado conclusivo das amostras de petróleo encontradas no Nordeste, solicitadas pelo Ibama e pela Capitania dos Portos, e cuja análise foi feita pela Marinha e pela Petrobras, apontou que a substância encontrada nos litorais trata-se de petróleo cru.

Em análise feita pela Petrobras, a empresa informou que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil. A investigação da origem das manchas de óleo está sendo conduzida pela Marinha, enquanto a investigação criminal é objeto da Polícia Federal.

LeiaJá também

-> Venezuela nega que óleo encontrado no Brasil seja da PDVSA

-> Sergipe declara situação de emergência por óleo nas praias

-> Manchas de óleo: Praia do Futuro está imprópria para banho

-> Mais de 100 toneladas de óleo foram recolhidas no Nordeste

COMENTÁRIOS dos leitores