Projeto esportivo aproxima escola da comunidade, em Belém

Parceria que dá certo: esporte e lazer ocupam jovens do bairro do Castanheira, na periferia da capital paraense

sex, 17/01/2020 - 11:56
Divulgação Jovens do Castanheira que participam do projeto Divulgação

O Projeto Social Escola Comunidade, da escola municipal Terezinha Souza, no bairro do Castanheira, em Belém, movimenta o ginásio da instituição em prol do esporte e lazer. As atividades compensam a carência do bairro em espaços públicos para práticas esportivas.

O coordenador e fundador do projeto, Alexandre Souza, disse que o trabalho existe há 17 anos. Começou com pedidos de jovens da comunidade para ocupar espaços, e a escola cedia seu ginásio por uma ou duas horas.

Com o aumento da demanda, a escola começou a ceder seu espaço por um período mais longo, de segunda a sexta, das 19 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8 às 22 horas.

“Nós trabalhamos em parceria com a escola, limpamos os espaços que ela nos cede, o refeitório e o ginásio, fazemos a manutenção do ginásio, e isso tem dado certo até hoje”, disse Alexandre.

Alexandre também relatou sobre dois atletas de futebol que saíram do projeto e hoje fazem sucesso. Um é o jogador do Paysandu Flavinho, e o outro é o jogador Felipe Andrade, do América de Natal 

O projeto não se limita ao esporte. Também são desenvolvidas ações solidárias e sociais.

Além de grupos de várias modalidades esportivas, um dos horários é preenchido por pessoas com deficiência visual. Nos fins de ano, os grupos se reúnem para um jogo beneficente que arrecada cestas básicas para as famílias mais carentes do bairro.

Por Douglas Santos.

COMENTÁRIOS dos leitores