Quarentena: RMR tem redução de 25% das viagens de ônibus

Movimento nos transportes públicos reduziu com as restrições para evitar a proliferação do coronavírus

por Victor Gouveia sex, 20/03/2020 - 13:46
Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

O efeito que mais caracteriza o regime de quarentena é identificado pelo silêncio que vem tomando as ruas do Grande Recife, desde o primeiro caso confirmado na quinta-feira (12). A recomendação para ficar em casa refletiu na mobilidade e fez as administradoras dos transportes públicos da região registrar uma redução progressiva de passageiros diários.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), na última quarta-feira (18) o número de usuários sofreu uma redução de 41%. O órgão também informa que, a partir desta sexta-feira (20), o sistema rodoviário passou a circular com uma redução de 25% das viagens. O reforço durante os horários de pico é garantido pelo Governo.

Já a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) calcula que perdeu cerca de 30% dos usuários a Linha Centro do metrô do Recife, enquanto a Linha Sul reduziu 33%. A gestora afirma que a operação das composições segue sem alterações.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que tem estudado diversas medidas para garantir a mobilidade dos transportes coletivos na cidade.

COMENTÁRIOS dos leitores