Idosos devem se vacinar contra a gripe nesta segunda (23)

Profissionais de saúde e pessoas em situação de rua também estão inseridas na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, que precisou ser antecipada em decorrência da pandemia

por Victor Gouveia sab, 21/03/2020 - 16:31
Pixabay A vacina previne contra três tipos de Influenza Pixabay

A partir das 8h desta segunda-feira (23), idosos maiores de 60 anos, que moram no Recife, começam a receber a vacina contra gripe. Para evitar aglomerações, mais de 40 escolas e creches municipais serão disponibilizadas. Esta é a primeira das três etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que foi antecipada em um mês devido à pandemia.

Vale destacar que a vacina não previne contra o Covid-19. Na verdade, ela protege contra as Influenzas A (H1N1), B e Influenza A (H3N2). “Agora, mais do que nunca, é importante que as pessoas idosas tomem a vacina para ficarem protegidas dos vírus da gripe que mais têm circulado na nossa região, evitando que elas adoeçam. Essa vacina não tem eficácia contra o coronavírus, mas a imunização vai ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que os sintomas são parecidos com os da gripe. Nosso objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelos vírus Influenza”, explicou o secretário de Saúde do Recife, o infectologista Jailson Correia, que reforçou que os profissionais de saúde também estão inclusos na campanha.

Próximas etapas- A segunda etapa está agendada para o dia 16 de abril. O objetivo é atender professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última etapa ocorrerá entre os dias 9 e 23 de maio. Nela serão imunizadas crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

População de rua – Também nesta segunda-feira (23), as pessoas em situação de rua da capital pernambucana serão imunizadas. A ação ocorrerá nos dois Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop): o Centro Pop Glória, em Santo Amaro, área Central, e o Centro Pop Neuza Gomes, na Madalena, na Zona Oeste, além do Abrigo Noturno Irmã Dulce, no bairro de São José. O atendimento será feito de forma itinerante em todas as áreas da cidade.

COMENTÁRIOS dos leitores