MST oferece Centro Paulo Freire para hospital de campanha

A iniciativa é um reforço para o Sistema Único de Saúde (SUS) dar conta do número de pacientes infectados nesta pandemia no Estado

por Aurilene Cândida ter, 31/03/2020 - 11:19
MST/Divulgação MST/Divulgação

A direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) em Pernambuco colocou à disposição do Governo do Estado a estrutura do Centro de Formação Paulo Freire, que fica situado no Assentamento Normandia,  em Caruaru, no Agreste do Estado, para servir como hospital de campanha para os pacientes diagnosticados com a covid-19. A iniciativa é um reforço para o Sistema Único de Saúde (SUS) dar conta do número de pacientes infectados pelo coronavírus no estado. 

De acordo com o MST, o centro conta com mais de 50 quartos no setor de hospedagem, 6 salas de aula e um auditório com capacidade para 800 pessoas. Vale pontuar que ele é utilizado pelo movimento com educação popular, formação de professores e coordenadores. 

Além disso, a direção estadual do MST tem agido de diversas formas para diminuir a disseminação do novo coronavírus. A unidade tem orientado suas bases no Estado para manter a produção de alimentos saudáveis e medicamentos caseiros e artesanais, como tinturas, chás e xaropes para melhorar a imunidade, além de orientar todos os assentamentos a organizar e produzir hortas medicinais, produtos orgânicos, sobretudo para a produção e consumo da própria família.

A ação faz parte da campanha Mãos Solidárias, da Frente Brasil Popular. Além de colocar o Centro Paulo Freire à disposição do Governo do Estado, o movimento tem promovido campanhas que realizam atividades como distribuição de marmitas para a população em situação de rua, no Armazém do Campo, no Recife; a fabricação de máscaras artesanais, distribuição de cestas básicas para acampados e comunidades da periferia em situação de risco. 

COMENTÁRIOS dos leitores