População de rua com suspeita de Covid-19 está em abrigo

Abrigo já acolheu três pessoas em situação de rua que apresentaram sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar

ter, 31/03/2020 - 12:45
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Local tem 20 vagas para população em situação de rua, que deverá ser encaminhada por uma unidade de saúde Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Abrigo Emergencial do Recife, no bairro de São José, área central da capital, já acolhe três pessoas em situação de rua que apresentaram suspeitas de Covid-19. O espaço tem 20 dormitórios com capacidade para 120 usuários e recebe a população de rua que foi encaminhada pelo serviço de saúde com orientação para isolamento domiciliar por apresentarem sintomas do novo coronavírus. Devido à necessidade de isolamento, cada dormitório está restrito a receber um usuário.

O primeiro acolhido chegou na quinta-feira (26). João Silva Hora, de 40 anos, é natural da Bahia e foi encaminhado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) à rede de Assistência Social há um mês e, desde então, estava acolhido em abrigo para população em situação de rua. Durante a última semana, Hora apresentou sintomas de gripe e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Torrões. Ele recebeu a recomendação de isolamento domiciliar, pois apresentava suspeitas da Covid-19, mas não havia necessidade de internamento.

O carioca Júlio César, de 26 anos, está no Abrigo Emergencial desde o último domingo (29). Ele estava no Abrigo Noturno Irmã Dulce há cerca de 45 dias. Lá, ele apresentou febre, tosse e dificuldade de respirar. Júlio César foi levado para a UPA da Caxangá, onde recebeu diagnóstico de caso suspeito. Ele é fumante, fazendo parte do grupo de risco.

O terceiro usuário acolhido é Roberto Rivelino, de 46 anos, que estava no Abrigo Noturno Irmã Dulce há pelo menos 15 dias. Ele também apresentou febre e tosse, sendo levado para a Policlínica de Afogados, onde houve o diagnóstico de suspeita de Covid-19. Ele chegou ao Abrigo Emergencial na segunda-feira (30).

O alojamento tem local para higiene pessoa e lavagem de roupas, além de cinco refeições diárias. A Prefeitura do Recife informou que nenhum serviço de assistência social à população em situação de rua foi suspenso na cidade. Entre as ações, está a abordagem social de rua, que realiza escutas, identificando violação de direitos e necessidades dessa população.

COMENTÁRIOS dos leitores