Longo: PE está caminhando para a aceleração descontrolada

Essa é a previsão da Secretaria de Saúde de Pernambuco que prevê os próximos dois meses como os mais difíceis para combater o novo coronavírus

por Jameson Ramos seg, 06/04/2020 - 17:49
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Júlio Gomes/LeiaJáImagens

O secretário da Saúde de Pernambuco, André Longo, atesta que o Estado se aproxima da chamada "aceleração descontrolada" da Covid-19, que é uma das fases da pandemia onde os números de infectados e óbitos tendem a crescer mais rapidamente. "Já estamos vendo ao longo dos últimos três dias um comportamento de maior positividade nos testes que são realizados", avalia Longo. 

Segundo o secretário, Pernambuco é o estado que mais está testando a população a fim de descobrir os casos de coronavírus. "A gente tem colocado muito claramente para a população o risco do colapso do sistema de saúde, se não seguirmos as regras de isolamento social", diz. Com 200 leitos disponíveis para tratar os pacientes mais graves da Covid-19 em todo Pernambuco, Longo aponta que apenas o conjunto de esforços é o que vai determinar a capacidade de enfrentamento no Estado. 

"O que a gente está fazendo hoje será determinante para o que ocorrerá depois de 15 dias. Nós temos uma perspectiva de que até o final do mês de abril e começo do mês de maio estejamos nesta fase de aceleração descontrolada", frisa o secretário. Ele ainda salienta que só depois do mês de maio é que haverá uma desaceleração dos casos de coronavírus, especialmente em Pernambuco. "Serão dois meses duríssimos para a saúde pública de Pernambuco, para a sociedade pernambucana, e nós precisamos fazer a nossa parte para enfrentar essa situação da melhor maneira possível", pontua.

 

COMENTÁRIOS dos leitores