Como a quarentena tem afetado a produtividade das pessoas
Sentimento de ansiedade tem se manifestado em pessoas que se sentem incomodadas pelo isolamento social
Com o isolamento orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), algumas pessoas passaram a usar algum tempo livre dentro de casa para ler livros, assistir filmes e praticar exercícios, entre outras atividades. Porém, alguns também se queixam de não conseguirem ser produtivos durante a quarentena, principalmente quem está trabalhando em casa.
O emprego da social media Mariana Sehn, 25 anos, sempre foi home office, mas o isolamento, que não deveria ser um problema, acabou refletindo diretamente em seu trabalho. "Com a vontade de querer interagir e tocar os projetos, fiquei tão acumulada de tarefas a ponto de me sentir mal", conta. "Eu hoje liguei o notebook para começar a trabalhar e não consegui render muito. Só fiz o que precisava fazer e, no resto do dia, não fiz mais nada", complementa.
A social media Mariana Sehn encontrou dificuldades no home office | Foto: Arquivo Pessoal
O operador de controle mestre Emanuel Cavalcanti, 27 anos, conta que tenta preencher o tempo com leituras, filmes e séries, mas se sente culpado por não estar fazendo algo "mais útil". "Eu costumava sair para fotografar e filmar, porém, não posso fazer mais isso por conta da quarentena. Sinto falta dessa rotina e ainda não consegui encontrar uma forma de produzir em casa", lamenta.
As condições de isolamento tem gerado nas pessoas diferentes emoções e sentimentos, principalmente ansiedade. É o que diz a psicóloga e professora da Universidade Guarulhos (UNG) Tatiana Almeida. "A ansiedade é um dos principais fatores a dificultar o processo de produtividade. Para que a pessoa consiga manter a concentração e uma vida produtiva é necessário focar nos cuidados de saúde física e mental", explica.
O operador Emanuel Cavalcanti reclama por ainda não ser produtivo em casa | Foto: Arquivo Pessoal
Para as pessoas em home office e que estão com problemas de concentração, Tatiana orienta a reservarem um local de trabalho tranquilo, iluminado e arejado, e que deve ficar longe de locais de refeição ou da cama. Consumir em excesso as notícias negativas sobre o atual momento, também pode colaborar para que as pessoas se sintam improdutivas. "As notícias são necessárias para situar a população em relação a pandemia, mas devem ser consumidas de maneira equilibrada. O indicado é que as pessoas também busquem outros assuntos de seu interesse", orienta Tatiana.
Para ajudar na produtividade, a psicóloga aconselha as pessoas a terem uma boa rotina de descanso, fazer exercícios e procurar por atividades que tragam prazer. "Não se cobre para ser produtivo 100% do tempo de isolamento. Está tudo bem não fazer nada em alguns momentos. Agora, caso não consiga lidar com as questões emocionais, o ideal é buscar a ajuda de um psicólogo. Neste período de quarentena, muitos profissionais estão oferecendo atendimento online", finaliza.