Drone flagra cardume de tubarões em Angra dos Reis

“Todo ano os tubarões aparecem. Mas eram sempre dois, três juntos. Ontem, eram 15", contou o empresário Cesar Duarte

por Aurilene Cândida qui, 14/05/2020 - 12:04

Com as medidas de isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus, é possível observar que os animais estão aparecendo de forma mais intensa em todo o globo, inclusive no mar. Depois de sardinhas e capivaras, agora circula um vídeo com vários tubarões da espécie galha-preta, no mar azul de Angra do Reis.

A gravação, feita pelo perfil @luxxboat,  focado em passeios náuticos, mostra com nitidez os animais em uma distância curta da faixa de areia, sem serem "incomodados" por embarcações, barulho, turistas ou pescadores.

De acordo com o Extra, o empresário Cesar Duarte testava um jet-ski perto da Praia do Laboratório quando foi surpreendido pelos tubarões. Ele, que carregava um drone, parou para fazer a filmagem. “Todo ano os tubarões aparecem. Mas eram sempre dois, três juntos. Ontem, eram 15. Alguns pulavam na água. Nunca vi tantos tubarões juntos, muito menos perto da praia”, disse.

“O que está acontecendo é que eles estão tendo uma folga com um pouco menos de pesca e com menos gente de alguma forma causando alguma perturbação no ambiente deles. Os tubarões são animais muito tímidos e relutantes à presença humana, que agora estão mais à vontade por causa da menor circulação de pessoas. Por isso, são vistos se aproximando mais das praias”, explicou Otto Gadig, professor do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Une), também em entrevista ao jornal Extra.

COMENTÁRIOS dos leitores