Pará começa a retomada de atividades econômicas no dia 1º

Plano do governo prevê reabertura gradual do comércio. Nesta sexta-feira (29), o Estado registrou 36.486 casos de covid-19, com 2.854 mortes.

por Antônio Carlos sex, 29/05/2020 - 18:19

O governo do Pará apresentou nesta sexta-feira (29), com base em dados de pesquisas científicas, o plano de retomada gradual das atividades no Pará, depois de quase três meses de pandemia do novo coronavírus. A volta ocorre a partir de segunda-feira (1º), mas sempre condicionada ao percentual de contaminação e de capacidade do sistema de saúde dos municípios.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), nesta sexta-feira (29) foram registrados 36.486 casos de covid-19 (a doença causada pelo novo coronavírus), com 2.854 mortes no Pará. O detalhamento de casos e óbitos, com gênero, idade e cidade, está disponível aqui

Só em Belém, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), até a noite de quinta-feira (28) havia 11.295 casos confirmados de covid-19, com 1.277 mortes. Receberam alta hospitalar 8.111 pacientes. 

Em entrevista, o governador Helder Barbalho disse que a evolução da pandemia será monitorada pelas autoridades sanitárias. "Se (o monitoramento) demonstrar que temos segurança para agir pautado na preservação a vida, nós avançaremos; caso os números demonstrem que devemos voltar ao estágio anterior, será recuado", afirmou.

Protocolos de segurança gerais e específicos, que permitem a proteção à saúde, reduzindo quaisquer possíveis riscos à vida, devem ser implantados em lojas, empresas e shoppings para o retorno à rotina de trabalho, conforme o plano, chamado de "Retoma Pará". A volta às aulas ainda está sendo avaliada.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores