Acervo quer resgatar o Recife da II Guerra Mundial

Página no Facebook disponibiliza acervo de fotos da época do conflito na capital pernambucana

dom, 31/05/2020 - 15:08

Está no ar, no Facebook, a fanpage O Recife e a II Guerra Mundial, página que disponibiliza um raro acervo de fotos sobre a época em que a capital pernambucana estava situada no maior conflito armado da história. Segundo a descrição do perfil. “esse foi um período muito importante da nossa história, mas pouco estudado e menos ainda fotografado. Mas o Brasil se envolveu diretamente com o conflito, e o Nordeste, principalmente, passou anos sob o medo de um possível ataque e desembarque inimigos”.

De acordo com o historiador Frederico de Oliveira Toscano, criador da fanpage, Recife foi escolhido como sede da 4ª Frota Naval dos Estados Unidos e, portanto, quartel-general de todas as decisões e ações militares da região do Atlântico Sul. Assim, a cidade viu muitas mudanças e em um espaço muito curto de tempo e aprendeu a conviver com os estrangeiros, hábitos alimentares se alteraram, o que era moda saiu de moda, a cidade se transformou e se modernizou.

A fanpage também pede a colaboração de internautas que tenham materiais sobre esse período histórico. “A página se interessa pelo cotidiano, a ideia é compreender a vivência do povo de Pernambuco durante o evento, mostrar o front doméstico e não a guerra. O interesse não é só mostrar os soldados, a parte militar, interessa tudo que envolva o conflito. Queremos entender como era o Carnaval, a vida social e a interação com os estrangeiros, em épocas de guerra”, diz Frederico.

COMENTÁRIOS dos leitores