SES-PE:Só com transparência é possível combater a Covid-19

Secretário de Saúde de Pernambuco garante que tudo está sendo feito com total transparência e planejamento. Além disso, 90 leitos de UTI serão abertos no Estado

por Jameson Ramos seg, 08/06/2020 - 18:18
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens André Longo pede que população continue seguindo os protocolos Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, confirmou em coletiva online desta segunda-feira (8), que a retomada das atividades econômicas no Estado é uma das mais conservadoras do Brasil - sendo prevista para ocorrer de forma gradual, em um período de 11 semanas. “Tudo está sendo pensado e planejado com o máximo de cautela e o mais importante, com total transparência. Só com a transparência e o compromisso para a informação de qualidade sobre a doença, será possível traçar as estratégias, com capacidade de trazer os impactos reais para as decisões e para o planejamento desse enfrentamento”, aponta o secretário.

Além disso, Longo reforça que a perspectiva do Governo de Pernambuco é abrir, ao longo dos próximos dias, ao menos novos 90 leitos de UTI, que serão divididos para os hospitais de referência no tratamento da Covid-19 localizados em Recife, Olinda, Goiânia, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Serra Talhada.

“Os indicadores vêm apontando a estabilização da doença e até queda (dos casos) na Região Metropolitana dos últimos 15 dias, nos leva a crer que, além da fila de UTI que não tem mais pacientes aguardando (por atendimento), nós vamos partir para o processo de redução das taxas de ocupação das UTIs, como ocorreu com as taxas de enfermaria”, avalia o secretário de Saúde.

André Longo reforça que a estabilização dos casos de Covid-19 em Pernambuco, além da diminuição dos leitos de enfermaria e UTI só estão sendo possíveis graças aos pernambucanos que estão respeitando o plano de convivência. As medidas de distanciamento social e a higienização individual devem permanecer entre a população, para que os casos não voltem a números alarmantes - como já foi registrado no Estado. 

“Não é momento de relaxar. Só deve sair de casa se for realmente necessário. Assim, você estará se protegendo e protegendo a todos que estão a sua volta. Se for sair de casa, cumpra as regras. Seja um agente de proteção, fique em casa sempre que possível”, pede o secretário Longo.

COMENTÁRIOS dos leitores