Igrejas poderão abrir com 30% da capacidade em Paulista

Medida passa a valera partir do próximo domingo (14)

qui, 11/06/2020 - 13:32
Divulgação/Prefeitura de Paulista Prefeito Junior Matuto cercado por representantes de igrejas evangélicas durante assinatura de decreto Divulgação/Prefeitura de Paulista

Os templos religiosos que funcionam em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), poderão abrir com 30% da capacidade a partir do domingo (14). A medida faz parte do decreto municipal assinado nesta quinta-feira (11) pelo prefeito Junior Matuto (PSB). 

Segundo a gestão, caso o número de contágio aumente, o decreto será imediatamente revogado. Caso o aumento não ocorra, o número de frequentadores irá aumentar paulatinamente.

"Construímos um protocolo sanitário para reabrir as igrejas e demais templos religiosos. Estamos alertando a todos para observarem e cumprirem os preceitos contidos no decreto que é bastante rígido nos cuidados a serem adotados. Por isso, vamos fiscalizar e monitorar por dez dias. Se tudo correr bem, os templos poderão receber mais pessoas em breve", disse o prefeito Junior Matuto após reunião com religiosos da cidade.

O decreto determina que os templos devem adotar medidas para evitar a disseminação da Covid-19. Entre as medidas, oferta de álcool 70% aos frequentadores, exigência de uso de máscara, criação de barreiras físicas para o distanciamento social entre os fiéis, proibição de formação de grupos onde possa ocorrer contato físico, manutenção das janelas e portas abertas para ventilação natural e higienização do templo antes das cerimônias.

O texto também estabelece que os dirigentes dos templos não permitam o ingresso de pessoas sintomáticas, assintomáticas do grupo de risco, pessoas que convivam com infectos ou suspeitos de estarem com o novo coronavírus. Ficará proibido o ingresso de pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal ou com dificuldades respiratórias.

O encontro desta quinta (11), no Gabinete do Prefeito, no Centro da cidade, contou com a presença do chefe de Gabinete do município, Francisco Padilha, além de representantes de diversas igrejas evangélicas, como: Rossini Veloso, da Igreja Presbiteriana Renovada de Jardim Paulista; Levi Pereira da Silva, da Igreja Presbiteriana Renovada em Pau Amarelo; Luiz José, da 1ª Igreja Batista do Paulista; Gilson Pereira, da 1º Igreja Batista de Jardim Paulista; Eliel Ramos, Igreja Brasil para Cristo; Josival Fernandes, Assembleia de Deus Abreu e Lima; Geraldo Silva, Verbo da Vida Paulista; Arthur Pereira, Igreja do Amor; Rodrigo Cerqueira, Igreja do Amor; Deivson Ferreira, Assembleia de Deus Madureira em Jardim P. Baixo; e Saulo Pirrho, Igreja Batista em Vila da Chesf.

COMENTÁRIOS dos leitores