OMS diz que vacina testada no Brasil é a melhor candidata
Fórmula foi produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, nesta sexta-feira (26), que a vacina ChAdOx1 nCoV-19, produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, é a mais avançada em termos de desenvolvimento e a melhor candidata contra a Covid-19. A vacina está sendo testada no Brasil e na África do Sul após testes positivos no Reino Unido. As informações são do jornal O Globo.
As declarações foram da cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan. Ela destacou também que a pesquisa do laboratório americano Moderna não está muito atrás. Mais de 200 vacinas contra o novo coronavírus estão sendo testadas ao redor mundo. Dessas, 15 já chegaram nas fases clínicas.
No Brasil, os testes da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, começaram na última semana na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Três mil voluntários devem participar dos testes.
Swaminathan ainda fez um apelo para que seja considerada uma colaboração entre os testes de vacina. A entidade calcula que serão necessários cerca de R$ 171 bilhões para desenvolvimento de testes, vacinas e tratamentos para a Covid-19.
A expectativa é que fundos permitam o desenvolvimento e distribuição de 500 milhões de testes e 245 milhões de tratamentos em países de baixa e média renda até 2021 e 2 bilhões de doses de vacina em todo o mundo, sendo metade em países de baixa e média renda até o final de 2021.