Homem que insultou fiscal da Vigilância recebeu auxílio

Engenheiro de 43 anos é morador do bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro

por Lara Tôrres seg, 06/07/2020 - 20:32
Reprodução/TV Globo . Reprodução/TV Globo

O engenheiro de 43 anos e morador do bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que agrediu verbalmente o fiscal da Vigilância Sanitária Flávio Graça no último sábado (4), durante uma operação de fiscalização da prefeitura para impedir aglomerações em um restaurante na Barra da Tijuca, recebeu o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal para pessoas desempregadas por conta da pandemia.

A informação é do jornal O Globo, que teve acesso a dados do Portal de Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU) e constatou que o engenheiro, cujo nome não foi revelado, recebeu a primeira parcela da ajuda em maio. Até o momento não constam informações sobre o recebimento de mais parcelas. 

A agressão ao fiscal foi cometida pelo engenheiro, juntamente com sua esposa, na noite de sábado (4). Durante a ação de fiscalização, que foi registrada por equipes de reportagem, o casal insistia em realizar irregularidades e atacou Flávio Graça, médico-veterinário que conduzia a operação e deu orientações quanto à necessidade de distanciamento, uma vez que o decreto municipal estabelece distância mínima de dois metros entre as mesas nos estabelecimentos. 

“Cadê a sua trena? Eu quero saber como você mediu as pessoas” disse o homem irritado. Ao ser chamado de “cidadão” pelo fiscal, a esposa resolveu intervir. “Cidadão, não. Engenheiro civil formado e melhor que você”, disse ela a Flávio, que além de veterinário é mestre e doutor pela Universidade Federal Rural do Rio (UFRRJ). 

Ainda durante a discussão, o homem questionou ao fiscal se ele não iria “falar com seu chefe”, dando a entender que pagava seu salário, e sua esposa interrompeu a conversa, afirmando “a gente paga você, filho”.

Em entrevista ao jornal O Globo, o fiscal Flávio Graça alegou não ter se abalado com as agressões sofridas e relatou também momentos em que a dupla agiu com violência não somente contra ele, mas também com jornalistas que estavam no local. “Aquelas agressões não me atingiram, porque ali estou representando o estado para proteger a vida deles. Mas quando um deles chegou com o celular perto do nariz do repórter e iria agredi-lo, eu disse que, se ele encostasse no jornalista, eu iria dar voz de prisão e levá-lo para a delegacia”, disse ele.

Demissão

A mulher flagrada agredindo o fiscal da vigilância sanitária tem 39 anos e é engenheira química com especialização em administração de empresas. Ela trabalhava na empresa de transmissão de energia Taesa, mas após a repercussão negativa do caso, foi demitida. A empresa confirmou a informação por meio de nota na qual afirmou que “compartilha a indignação da sociedade”. Confira a nota na íntegra: 

“A Taesa é uma companhia comprometida com a segurança e a saúde não apenas de seus empregados, mas também com o bem-estar de toda a sociedade. Desde o início da pandemia da Covid-19, a Taesa implementou inúmeras iniciativas para proteger a saúde de seus profissionais e seus familiares, como o home-office para 100% do seu quadro administrativo, e a adoção de diversas outras medidas de proteção para as equipes que operam em campo.

A companhia não compactua com qualquer comportamento que coloque em risco a saúde de outras pessoas ou com atitudes que desrespeitem o trabalho e a dignidade de profissionais que atuam na prevenção e no controle da pandemia.

A Taesa tomou conhecimento do envolvimento de uma de suas empregadas em um caso de desrespeito às leis que visam reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus e compartilha a indignação da sociedade em relação a este lamentável episódio, sobretudo em um momento no qual o número de casos da doença segue em alta no Brasil e no mundo.

A Taesa ressalta que segue respeitando o isolamento e as mais rigorosas regras de prevenção ao coronavírus e que a empregada em questão desrespeitou a política vigente na empresa. Diante dos fatos expostos, a Taesa decidiu por sua imediata demissão”.

LeiaJá também

--> Mulher humilha fiscal da vigilância sanitária e é demitida

COMENTÁRIOS dos leitores