Ataque do EI deixa 20 mortos em prisão no Afeganistão
Em um comunicado publicado por sua agência de propaganda Amaq, o EI reivindicou o ataque
Ao menos 20 pessoas, incluindo civis e detentos, morreram em um ataque do grupo extremista Estado Islâmico (EI) em uma prisão na região leste do Afeganistão, anunciaram nesta segunda-feira (3) as autoridades locais.
Homens armados executaram no domingo (2) à noite um grande ataque contra uma prisão de Jalalabad, onde estão detidos muitos talibãs e integrantes do EI, nas últimas horas de uma trégua de três dias globalmente respeitada entre talibãs e as forças afegãs devido à grande festa muçulmana de Aid.
Um tiroteio com as forças de segurança deixo 20 mortos, informou Zaher Adel, porta-voz do maior hospital da província. Um porta-voz do governo local anunciou um balanço de 21 vítimas fatais.
Em um comunicado publicado por sua agência de propaganda Amaq, o EI reivindicou o ataque. O grupo não era parte da trégua.
Os combates entre as forças de segurança e os homens do EI prosseguiam nesta segunda-feira.
Muitos veículos blindados e integrantes das forças militares foram enviados à região para reforçar a segurança.
"Os agressores continuam dentro e do lado de fora da prisão", disse à AFP Attaullah Khogyani, porta-voz do governo de Nangarhar, que tem Jalalabad como capital.
Quase 700 prisioneiros que fugiram no momento do ataque foram recapturados. O centro penitenciário tinha no domingo mais de 1.700 detentos, em sua maioria combatentes talibãs e do EI.