Prefeitura de Tailândia diz que show era particular
Nota informa que imagem de aglomeração que viralizou nas redes sociais é de apresentação da cantora Mariana Fagundes em feira agropecuária promovida pelo Sindicato Rural do município
As imagens de aglomeração no show da cantora Mariana Fagundes, na cidade de Tailândia, no interior do Pará, a cerca de 200 quilômetros de Belém, se espalharam pelas redes sociais e viraram notícia em todo o Brasil. A apresentação ocorreu no último sábado (17), durante a Exposição Agropecuária de Tailândia (Expotai), promovida pelo Sindicato Rural.
Por causa da repercussão negativa, em função da pandemia do novo coronavírus, a prefeitura do município divulgou nota em que transfere a responsabilidade pelo evento para a iniciativa privada. O show, diz a nota, "não foi na praça da cidade, foi realizado no Parque de Exposição da Expotai".
Ainda segundo a nota, "o show da cantora e sua banda não foi contratado pela prefeitura de Tailândia-PA e sim pelos responsáveis da feira agropecuária". Nas postagens que viralizaram nas redes circula a informação de que a prefeitura bancou o show.
A nota da prefeitura destaca que "Tailândia é um dos municípios que podem adotar suas próprias medidas de segurança, como foi feito através do Decreto Municipal 017/2020". Segundo a prefeitura, Tailândia tem taxa de contágio pelo novo coronavírus estável e tendendo para a queda. O município, informa o portal oficial do município, registra 3.158 casos confirmados de covid-19, com 44 mortes.
A nota da prefeitura também informa que o show de Mariana Fagundes "seguiu todos os protocolos estadual e municipal, sem falar do controle sanitário de medição de temperatura, distribuição de máscaras e álcool em gel na entrada do Texas Rodeio, que contou com apoio da Secretaria de Saúde, com ambulâncias, helicóptero UTI e Carreta da Saúde".
O governo do Pará informou, por sua assessoria, que a responsabilidade pelo controle da pandemia no Estado cabe aos municípios. Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) disseram, na sexta-feira (16), que a taxa de ocupação de leitos de UTI na rede hospitalar estadual é de 59%. A Sespa confirma a tendência de queda nos índices de contágio. O Pará tem 241.262 casos e 6.682 mortes.
Nas imagens da apresentação, divulgadas pela artista em rede social, centenas de pessoas aparecem sem cumprir os protocolos de distanciamento social e de prevenção à covid-19. Na postagem, a cantora escreveu: "Lancei essa música e nem pude fazer meus shows cantando ela (sic). Mas hoje eu voltei pro palco e foi assim - brigada, brigada, brigada. Só Deus sabe viu!". O prefeito Paulo Liberte Jasper, conhecido como "Macarrão", é candidato à reeleição.
Com informações de nota da prefeitura de Tailândia.