Autista de 9 anos é algemada na escola durante uma crise
A estudante, diagnosticada com transtornos mentais, foi detida por policiais e retirada da instituição de ensino
Durante uma crise na escola, uma autista, de nove anos, foi algemada por policiais de Sydney, na Austrália. A mãe da menina diz que esse tipo de postura dos policiais se repete e, as autoridades já haviam sido acionadas em outras oportunidades para conter a filha. Ela ainda criticou a falta de apoio e acesso ao tratamento de saúde mental no país.
A estudante gritava enquanto era algemada por dois agentes, em um vídeo gravado por testemunhas na semana passada. A criança, identificada como Makayla, foi diagnosticada com autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), transtorno desafiador de oposição, síndrome de Tourette e ansiedade, de acordo com o portal australiano News.au.
"Eu só quero ser uma família normal. Eu quero deixar a mamãe orgulhosa", disse menina em entrevista ao canal local 9News.
A mãe Megan criticou a forma como a condição é conduzida pela legislação, que autoriza policiais levarem pessoas durante crises para serem sedadas em um hospital, mesmo contra a vontade do paciente.
Diante da repercussão negativa, o ministro da Saúde Brad Hazzard garantiu ao 9news que vai entrar em contato com a família para esclarecer o ocorrido e "tentar descobrir o que aconteceu".