Black Lives Matter: "Negros venceram a eleição nos EUA"
Patrisse Cullors, uma das co-fundadoras do movimento, afirmou que a comunidade negra tem grande parcela de responsabilidade na vitória de Joe Biden
Em carta enviada a Joe Biden e Kamala Harris, Patrisse Cullors, uma das co-fundadoras do movimento Black Lives Matter, afirmou que a comunidade negra tem grande parcela de responsabilidade na vitória democrata nas eleições nos EUA.
"Sem o contundente apoio das pessoas negras, estaríamos lamentando um resultado eleitoral muito diferente. Em resumo, os negros venceram esta eleição", escreveu Patrisse Cullors.
Além de parabenizar Biden e Harris, Cullors escreveu para expressar o desejo de se encontrar com a chapa eleita para discutir a agenda de planos destinada especificamente à população negra dos Estados Unidos.
Na carta, a que o site norte-americano The Root teve acesso, Cullors destacou a massiva campanha organizada pelo Black Lives Matter pela conscientização do voto, que, segundo ela, engajou mais de 60 milhões de eleitores em todo o país.
"Queremos algo pelo nosso voto. Queremos ser ouvidos e que nossas demandas sejam priorizadas", afirmou Cullors.
Cullors também lembrou o passado escravista dos Estados Unidos ao cobrar um mandato presidencial mais inclusivo e representativo para a comunidade negra.
"Nós temos essas expectativas não só porque os negros são os eleitores mais consistentes e confiáveis para os democratas, mas também porque os negros estão verdadeiramente vivendo em crise em uma nação que foi construída sobre nossa subjugação. Até este ponto, os Estados Unidos se recusaram a reconhecer diretamente a maneira como eles desvalorizam os negros e devastam nossas vidas. Isso não pode continuar", afirmou Cullors.
Em seu discurso da vitória, Joe Biden agradeceu à comunidade negra norte-americana pelo apoio e prometeu que a promoção da igualdade racial será um dos quatro pilares de sua administração, assim como o fortalecimento da economia e o combate ao coronavírus e ao aquecimento global.