Gerente alvo de racismo é homenageado: 'você é importante'

Bruno Mendes ouviu de uma mulher que por ele ser negro não teria capacidade de gerenciar uma loja de grande porte

por Waleska Andrade qua, 18/11/2020 - 10:37
Reprodução/Instagram Reprodução/Instagram

Bruno Mendes, gerente de uma das lojas da rede Pontofrio, em Governador Valadares, Minas Gerais, vivenciou um episódio de racismo durante seu expediente de trabalho no último domingo (15). De acordo com o profissional, um casal de idosos procurou o gerente da loja e ao saber que era ele, a mulher comentou ser “inadmissível que um negro gerenciasse uma loja tão grande”.

Após o ocorrido, um dos funcionário procurou Bruno, que estava em uma sala interna da loja, e o encontrou chorando muito. Apesar do fato, o rapaz optou por não denunciar o caso e comentou que se surpreendeu com a repercussão. 

Mas para a sua surpresa, ao retornar ao trabalho na última segunda-feira (16), a equipe que ele gerencia o recebeu com uma homenagem. Os funcionários expuseram cartazes com frases de carinho e antirracistas, emocionando assim o gerente. Bruno compartilhou o momento no Instagram.

“Recebi ontem várias mensagens de apoio e carinho, e às vezes Deus permite que algo aconteça para que você veja o quanto é querido, Minha origem é simples, mas tive o principal dos meus pais, educação e caráter, o que essa equipe fez hoje eu jamais irei esquecer em toda minha vida! Nunca deixe alguém ou qualquer situação negativa atrapalhar você!”, escreveu ele.

A rede Pontofrio também usou suas redes sociais para se posicionar sobre o caso e afirmou não tolerar o racismo. A empresa também compartilhou as imagens da homenagem recebida por Bruno.

“Bruno, Você é Gigante! O Bruno Mendes é o nosso super gerente de umas das lojas de Governador Valadares em Minas Gerais. Essa linda recepção organizada por esse timaço, aconteceu depois do Bruno ser vítima de racismo por um casal de idosos dentro da loja. Não toleraremos nenhum tipo de descriminação e saiba que estamos do seu lado e com muito orgulho de você e desse time incrível! Bruno, você é gigante!”, observou a loja.

O apresentador Luciano Huck também repercutiu o ocorrido e fez uma postagem se solidarizando com o gerente. Nas redes sociais, Luciano escreveu uma mensagem de apoio e parabenizou a equipe. 

“Recebi esta história agora a pouco no meu WhatsApp. E achei que deveria compartilhar. Não basta não ser racista, temos que ser antirracistas. Tenho ouvido muita gente que há muito tempo já luta pela desconstrução deste terrível racismo estrutural que ainda tanto nos envergonha. Estou aprendendo muito. E vou apoiar onde e como puder. Quero parabenizar a equipe pelo gesto de respeito , carinho e apoio que ofereceram ao colega de trabalho. Ao gerente quero parabenizá-lo pela equipe, pela liderança. Afinal , uma boa equipe é reflexo do seu líder”, escreveu o apresentador.

COMENTÁRIOS dos leitores