Instagram e WhatsApp ajudam a expandir vendas

Confira dicas de como utilizar as plataformas digitais para negócios

por Alfredo Carvalho sex, 15/01/2021 - 17:17
Arquivo Pessoal Ricardo Pereira, dono do aplicativo Lavô, de Brasília (DF) Arquivo Pessoal

A pandemia de Covid-19 e as normas de distanciamento social potencializaram o comércio digital. Um levantamento feito pela empresa de inteligência de mercado Neotrust/Compre&Confie indica que, durante a crise sanitária, cerca de 5,7 milhões de brasileiros realizaram a primeira compra online. Outro estudo feito pela mesma empresa apontou que, em novembro de 2020, o e-commerce brasileiro faturou R$7,72 bilhões nos períodos de Black Friday.

Em meio a esse cenário, diversas empresas perceberam a oportunidade de fazer crescer o negócio, e, para auxiliá-las, as redes sociais Instagram e WhatsApp se tornaram aliadas. "Esses aplicativos são ferramentas que falam diretamente com o usuário, e possibilitam uma interação direta e rápida", comenta o dono do aplicativo Lavô, Ricardo Pereira, 42 anos, de Brasília (DF), que oferece serviços de lavagens de carro. As pessoas realizam agendamentos via WhatsApp.

Além do contato com os clientes, o WhatsApp também tem sido utilizado como ferramenta de compras, e o Instagram auxilia na visibilidade do negócio. A plataforma de vendas Maternativa, que apoia mães empreendedoras, utiliza o software mensageiro para realizar as negociações entre os clientes. "A ideia é criar a plataforma com uma ferramenta que já é conhecida, e impedir que uma barreira tecnológica prejudicasse as vendas dessas mães", explica a sócia e diretora executiva da Maternativa, Vívian Abukater, 40 anos, de Campinas (SP).

 Vívian Abukater é sócia e diretora executiva da Maternativa | Foto: Arquivo Pessoal

Para implementar o mensageiro no negócio, Vívian explica que o cliente escolhe o produto no site e é redirecionado para o WhatsApp da mãe vendedora, onde ele combina preços, envios e outros procedimentos. "Os resultados são ótimos, a plataforma já soma mais de 700 mil acessos, temos pouco mais de 1.200 mães cadastradas, e mais de 3.500 opções de produtos e serviços. O contato entre comprador e vendedor tem sido ótimo", declara a diretora executiva.

O gestor de marcas Ricardo Monteiro, 32 anos, Porto Alegre (RS), e sócio da empresa de registros de marcas e patentes DMK Grupo, conta que a oportunidade de utilizar as plataformas no negócio se transformou em necessidade, pois o WhatsApp agiliza o contato com os clientes e, no caso de não disponibilidade, também existe a opção de mensagem. "Já o Instagram é uma rede social importante para o fortalecimento da marca e também para fechamento de vendas", relata.

O gestor de marcas Ricardo Monteiro | Foto: Arquivo Pessoal

 

Dicas para utilizar as plataformas digitais nos negócios

Para o especialista em Marketing Digital Claudio Brito, os dois aplicativos são complementares. Com o Instagram, o empresário ganha força no momento que utiliza os recursos de patrocínios, que possibilitam enviar postagem para páginas e realizar vendas.

Uma das possibilidades da rede social de fotos é filmar os produtos e colocá-los em um modelo de vitrine. Essa funcionalidade também foi disponibilizada no WhatsApp, mas ainda possui o acesso limitado.Outra dica do especialista é divulgar o produto ou serviço por meio do recurso de grupos, presente no WhatsApp, mas que também pode ser utilizado em outras plataformas, como o Facebook.

Uma vez que foi divulgado o endereço do grupo, o processo de divulgação se dividirá em quatros fases, que devem ser feitas em dias diferentes, mas seguidos. Segundo Brito, no primeiro momento, o dono do produto ou serviço apresentará o problema que deve ser resolvido. Na segunda etapa, será dito, por áudio ou vídeo, a solução daquela situação.

No terceiro dia, será o momento de sanar as dúvidas e apresentar as consequências que aquele problema pode trazer, caso não seja resolvido. "No dia final, é o momento de vender. É preciso resgatar tudo o que foi dito nos dias anteriores e tirar todas as dúvidas do cliente", orienta o especialista.

De acordo com Brito, para realizar a venda, será necessário uma chamada para a ação. Após sanar todas as dúvidas, o vendedor deve disponibilizar o link que vai redirecionar o cliente para a página de vendas, onde será possível comprar de maneira digital o produto ou serviço que se dispõe a resolver o problema apresentado.

COMENTÁRIOS dos leitores