Entrega de 2 mi de doses da Covax ao Brasil é antecipada
O secretário-executivo da Saúde também informou que um lote com um milhão de vacinas da Pfizer chega nesta quinta (29)
Na manhã desta quarta-feira (28), o Ministério da Saúde anunciou a antecipação de dois milhões de vacinas contra a Covid-19 da Covax Facility para maio. A gestão aponta que as doses só seriam entregues em junho.
A nova postura do consórcio comandado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é resultado de apelos da pasta e de parlamentares. O diretor-geral Tedros Adhanom apontou que o Governo Federal recusou duas vezes fazer parte do consórcio, na ocasião, o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sugeriu que a união pelo imunizante era uma atitude globalista e seria prejudicial ao Brasil.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, indicou que já a chegada das doses já era prevista para maio e, de acordo com a Folha de S. Paulo, a nova previsão para o próximo mês seria de quatro milhões de doses.
Rodrigo Cruz também confirmou a chegada do primeiro lote de um contrato de 100 milhões de vacinas da Pfizer nesta quinta (29), no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, Interior de São Paulo. A primeira remessa será de um milhão de imunizantes.