PF prende suspeitos de fraudar auxílio no interior de PE
Segundo a investigação, ao menos 96 contas foram fraudadas pela organização criminosa, que causou um prejuízo de R$ 60 mil
Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Federal de Pernambuco cumpre 16 mandatos da Operação Quinta Parcela, que desarticulou uma quadrilha responsável por fraudes no recebimento do auxílio emergencial do Governo Federal em torno de R$ 60 mil. As apreensões ocorreram em quatro cidades do interior do Estado.
"A operação começou em virtude da verificação por meio do banco de dados - a Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNFAE) - criado pela Polícia Federal e Caixa Econômica, onde foram identificados indícios de fraudes na concessão de alguns benefícios", pontua o delegado Márcio Tenório que liderou o cumprimento de 11 mandatos de busca e apreensão e cinco de prisão temporária. No entanto, apenas quatro foram cumpridos pois um dos investigados ainda não foi localizado. A Justiça também solicitou o sequestro de bens e contas bancárias de oito pessoas físicas.
As investigações começaram em dezembro do ano passado e a operação desta quinta (29) conta com mais de 60 agentes federais, divididos nos municípios de Paudalho, Caruaru, Lagoa do Carro e Palmares. Pelo menos oito suspeitos receberam os repasses de 96 contas fraudadas entre maio e junho do ano de 2020.
Eles serão autuados pelos crimes de estelionato qualificado, associação criminosa, lavagem de dinheiro e constituir/integrar organização criminosa, informas à Polícia. Caso condenados, as penas podem chegar a 30 anos de prisão.
Outras Operações com a mesma finalidade são realizadas no Pará, Tocantins, Goiás, Rondônia, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com a participação de aproximadamente 140 Policiais Federais.