Abrasel-PE pede que restaurantes abram no dia 12 de junho

Setor quer que o Governo de Pernambuco permita uma flexibilização maior nesta data que tem um forte apelo comercial e aumento no consumo

por Jameson Ramos ter, 01/06/2021 - 16:55
Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Setor de alimentação espera por essa liberação para melhorar as contas Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE) solicitou ao governo estadual, por meio de um requerimento enviado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que seja concedido ao setor de alimentação algumas flexibilizações para o Dia dos Namorados, data que tem forte apelo comercial e grande aumento no consumo de refeições a dois.

Por conta da rigidez do plano de convivência com a Covid-19 no Estado, os bares e restaurantes não estão autorizados a funcionar nos fins de semana. A ideia da Abrasel é que o Governo de Pernambuco permita uma flexibilização maior para o setor exclusivamente no sábado, dia 12 de junho, permitindo que o horário de funcionamento presencial seja estendido até a meia-noite.

Em contrapartida, a Abrasel também sugere que nesse dia específico o limite de pessoas numa única mesa diminua, passando de dez para seis. A associação acredita que se essa flexibilização for autorizada, aconteça uma melhora na média mensal do faturamento dos bares e restaurantes pernambucanos, que ainda representam uma forte queda econômica desde o início das novas medidas restritivas.

Só em 2019, por exemplo, a Abrasel Nacional registrou um aumento de 30% no faturamento durante o Dia dos Namorados. "A Abrasel em Pernambuco segue comprometida com as medidas de segurança e disponível para debater a questão com os órgãos responsáveis, sempre visando o bem-estar da população e a sobrevivência do setor", esclarece a entidade.

COMENTÁRIOS dos leitores