Imunização: Pernambuco recebe mais 99 mil doses da Pfizer

Esta é a maior remessa do fabricante enviada ao estado para a imunização da Covid-19

por Victor Gouveia qua, 09/06/2021 - 07:50

Pernambuco recebeu 99.450 doses da Pfizer na noite dessa terça-feira (8). O carregamento vai reforçar a imunização em pessoas com comorbidades e profissionais de segurança e salvamento. Este é o maior lote de vacinas da fabricante enviado ao estado.

O novo lote chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul da capital, por volta das 20h, e seguiu para a central do Programa Nacional de Imunização (PNI-PE), de onde foi enviado às 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres) na madrugada desta quarta (9), informa a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Os gestores municipais ficam responsáveis pela retirada nas Geres para expandir e garantir as aplicações aos pernambucanos no Interior. 

"As cidades precisam ficar atentas para fazer busca ativa e proteger todos aqueles inclusos nos grupos prioritários anteriormente contemplados, como as gestantes e puérperas e as pessoas com comorbidades”, alertou o secretário de Saúde André Longo.

Armazenamento

Conforme indicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas da Pfizer devem ser armazenadas em temperatura entre + 2 C° e + 8 C° por até 31 dias. Antes, o recomendado era apenas por cinco dias nessa temperatura.

Esta foi a quinta remessa de vacinas da Pfizer enviada a Pernambuco, que já recebeu 4.369.350 doses para imunização contra a Covid-19, calcula a SES. Desse total, 2.169.170 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e 241.020 unidades da Pfizer/BioNTech.

COMENTÁRIOS dos leitores