Ministério da Saúde enviará mais testes RT-PCR para PE

Solicitação foi feita pela deputada Marília Arraes, que questionou estoque de mais de seis milhões de testes sem uso sob posse da pasta federal

por Vitória Silva seg, 28/06/2021 - 12:27
Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados Deputada federal Marília Arraes (PT-PE). Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

O Governo Federal deve enviar a Pernambuco, nos próximos dias, parte de um estoque de mais de seis milhões de testes do tipo RT-PCR em posse do Ministério da Saúde. O envio será feito após a pasta atender ao pedido formalizado em ofício e enviado pela deputada federal Marília Arraes (PT-PE), através da Coordenação Geral de Laboratório de Saúde Pública, que já enviou nota técnica para o gabinete da parlamentar, solicitando a indicação de locais para o envio dos testes, de acordo com os pré-requisitos necessários e com a disponibilidade de testes em estoque. A quantidade de testes enviados não foi especificada.

Segundo consta no documento, de número 001/2021, a solicitação foi enviada em 5 de janeiro de 2021, ainda sob a gestão de Eduardo Pazuello, já exonerado do cargo.

Os testes moleculares (ou RT-PCR), feitos a partir da coleta de mucosa do nariz e da garganta, permitem a detecção do vírus já nos primeiros dias da doença. A orientação é de que sejam coletados entre 3 e 7 dias após o aparecimento dos sintomas. Eles são os mais recomendados e considerados, por entidades de saúde, também os mais precisos para mapeamento da doença.

"São milhões de testes que podem salvar a vida de centenas de brasileiros. Com os testes, essas pessoas podem se prevenir da doença e passar por todos os protocolos de isolamento necessários. O envio desses testes para Pernambuco é muito importante para a luta contra a doença no nosso Estado", afirma Marília.

O Ministério da Saúde cobra algumas especificações para o envio dos testes ao local escolhido: o local deve possuir laboratório, aparelho de extração e amplificação e local de armazenagem de -20ºC.

“Ao fim do ano de 2020 foi veiculada pela imprensa a notícia de que o Governo Federal possuía um estoque de mais de seis milhões de testes de diagnóstico para COVID-19 do tipo RT-PCR prestes a perder a validade, testes parados e que poderiam estar ajudando no diagnóstico de milhares de brasileiros. As festas de fim de ano provocaram reuniões e com isso devemos começar a verificar uma crescente de novos casos [...]. Venho solicitar por meio deste o envio de parte desses testes ao estado de Pernambuco, que já possuía uma defasagem de testes anteriormente e mesmo assim foi destino de milhares de turistas de todo o Brasil. Nosso sistema de saúde encontra-se sobrecarregado e a testagem precoce permite que menos assintomáticos transitem pelas ruas, assim como dar início à medicação necessária”, argumentou Arraes em ofício.

COMENTÁRIOS dos leitores