SP: Adolescentes serão vacinados a partir de quarta (18)

Plano inicial inclui pessoas com comorbidades ou deficientes, além de gestantes e puérperas

por Rafael Sales seg, 16/08/2021 - 19:18
Flickr/Governo do Estado de São Paulo Imagens da Virada da Vacina no Anhembi, em São Paulo, no último fim de semana Flickr/Governo do Estado de São Paulo

Nesta segunda-feira (16), o Governo de São Paulo anunciou que o plano de vacinação contra a Covid-19 vai integrar o grupo de adolescentes de 12 a 17 anos a partir da próxima quarta-feira (18), em todo o estado paulista e segue em vigor até 29 de agosto. Vale lembrar que o plano de imunização neste período inclui adolescentes com comorbidades ou deficientes, além de gestantes e puérperas

Já a partir de 30 de agosto até 5 de setembro, o grupo destinado a receber a primeira dose da vacina são os adolescentes entre 15 e 17 anos. Segundo o calendário de imunização do Governo de São Paulo, o próximo grupo compreende os adolescentes entre 12 e 14 anos, que terão o período entre 6 e 12 de setembro para irem até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para receber o imunizante contra a Covid-19.

Ao que tudo indica, os adolescentes vão receber a vacina da Pfizer, desenvolvida em parceria com a farmacêutica BioNTech, já que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou apenas este imunizante para o grupo abaixo dos 18 anos. Ao final de julho, o Instituto Butantan solicitou à Anvisa que fosse analisada a possibilidade de aplicação da CoronaVac em crianças e adolescentes, entretanto, o pedido ainda está em análise.

O estado de São Paulo possui cerca de 44 milhões de habitantes, quase 70% deles já imunizados com a primeira dose da vacina, 28% com a segunda dose. Já o Brasil, possui pouco mais de 211 milhões de habitantes, cerca de 54% do total receberam a primeira dose do imunizante e 23% a segunda. Os dados são das Secretarias Estaduais de Saúde, a partir do consórcio de veículos de imprensa.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores