Donos de autoescolas fazem protesto no Recife
Manifestantes criticam lentidão do Detran-PE para concluir o processo de emissão de CNH
Instrutores e proprietários de autoescolas fazem um protesto no centro do Recife nesta segunda-feira (27). O grupo pede mais agilidade na emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
"O Detran [Departamento Estadual de Trânsito] demora em média dez meses para tirar a habilitação e a população não aguenta mais isso", diz Jorge Viana, diretor do Sindicato dos Proprietários de Centro de Formação de Condutores do Estado de Pernambuco (Sindcfc-PE).
O protesto saiu da altura do Cais José Estelita, no bairro de São José, área central do Recife. Por volta das 11h, a carreata chegou ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, onde a categoria deve se reunir com representantes estaduais.
"A gente quer a descentralização dos exames. O jovem hoje perde muitas vezes a oportunidade de trabalho porque a habilitação demora a ser concluída", critica Viana.
O sindicato ressalta que, com a pandemia da Covid-19, o atendimento para emissão da CNH está mais lento. O procedimento antes era concluído em até três meses. O LeiaJá procurou o Detran-PE e aguarda posicionamento.