Pernambuco não irá desobrigar o uso da máscara no momento

Estado só deve começar a avaliar isso quando 80% dos pernambucanos tomarem as duas doses da vacina contra a Covid-19

por Jameson Ramos qui, 11/11/2021 - 19:08
Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Mulher se protegendo contra a Covid-19 Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

O uso obrigatório da máscara de proteção em Pernambuco deve continuar por um bom tempo, pelo menos até que 80% da população esteja completamente vacinada contra o novo coronavírus. O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou nesta quinta-feira (11), que não há condições sanitárias para a liberação da máscara no Estado. 

Mesmo com a queda nos casos da Covid-19 e o avanço da vacinação, Longo salienta que o vírus ainda está circulando e a máscara é essencial para controlar a carga viral que é expelida pelas pessoas que estão contaminadas com o novo coronavírus.

“A gente mantém a obrigatoriedade por conta da necessidade das condições sanitárias atuais. Nós temos dito que, quando atingirmos patamares superiores a 80% de cobertura vacinal em duas doses, a gente pode então estudar o planejamento dessa medida de retirada da obrigatoriedade do uso de máscara”, afirma o secretário.

André Longo assevera que vários países do mundo estão vendo os números de casos da Covid-19 aumentarem, acendendo um sinal de alerta para aqueles que estão começando a vencer esse vírus.

“A máscara salva vidas e é fundamental hoje no processo de vacinação e de manter os nossos indicadores com a instabilidade que temos. É preciso lembrar que vários países tiveram que voltar atrás, quando eventualmente liberaram o uso da máscara precocemente. Hoje entendemos que a máscara faz parte desse cuidado fundamental com a saúde”, pontua.

LeiaJá também

-> Maranhão flexibiliza o uso de máscara contra a Covid

COMENTÁRIOS dos leitores