Criança sequestrada da Suíça pela mãe é resgatada em PE

A mãe deixou o país e levou o garoto, de cinco anos, contra a vontade do pai. As autoridades internacionais localizaram a criança em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife

por Victor Gouveia sex, 17/12/2021 - 09:18

A Interpol (divisão internacional da Polícia Federal) resgatou um menino, de cinco anos, que deixou a Suíça e foi trazido a Pernambuco pela mãe, sem o consentimento do pai. A criança foi encontrada em Candeias e embarcou de volta à Zurique na manhã da última quarta (14).

As autoridades definem o caso como sequestro interparental cometido pela mãe, uma brasileira de 43 anos. Ambos foram anunciados como desaparecidos desde o dia 4 de agosto, após ela deixar a Suíça e voltar ao Brasil contra a vontade do pai.

Sem comunicar sobre o retorno ao Brasil, a mulher desobedeceu a lei local e a Polícia Cantonal de Solothurn suspeitou que ela tivesse voltada à casa de parentes no Brasil, e decidiu acionar Cooperação Internacional da PF em Brasília.

Por conta da origem da mãe, as buscas começaram em Pernambuco no dia 1º de setembro. A Polícia descobriu no dia 6 de outubro que ela havia retornado à Suíça para renovar o passaporte da criança e resolver questões pessoais com o ex-marido. Conforme informações colhidas pela Polícia Judiciária de Portugal no Aeroporto de Lisboa, o filho havia sido deixado com a avó no Brasil.

O menino foi encontrado na casa da tia, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Na última sexta (10), a Vara da Infância e da Juventude do município expediu o alvará que autorizou sua viagem de retorno à Suíça, acompanhado do primo brasileiro.

Ele embarcou no Aeroporto do Recife por volta das 11h25 da terça (14) e chegou seguro à Zurique no dia seguinte, onde foi recebido pelo pai, informou a PF.



A Justiça brasileira entendeu que não houve abandono de incapaz, pois a criança foi deixada com parentes durante a ausência da mãe. Porém, ela permanece na Suíça e pode ser penalizada por deixar o país de forma irregular.

COMENTÁRIOS dos leitores