Pernambuco: Influenza A H3N2 é uma doença sazonal

Estado confirmou nesta segunda-feira (20), a primeira morte e 41 infectados

por Jameson Ramos seg, 20/12/2021 - 20:29
Pixabay Criança com máscara de proteção e higienizando as mãos Pixabay

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou nesta segunda-feira (20), que a Influenza A H3N2 é uma doença sazonal e que já vinha sido confirmada em diversos Estados brasileiros. Apesar de preocupante, a circulação do vírus deve ter poucos casos graves e internamentos, quando comparadas com as ocorrências da Covid-19.

"Precisamos, neste momento, de uma atenção redobrada, principalmente para as crianças, os idosos e pessoas com comorbidades severas, já que são grupos com maior risco para agravamento pela influenza", ressaltou o secretário André Longo, durante coletiva de imprensa realizada na sede da SES-PE.

O secretário de Saúde também afirmou que foi comunicado neste último final de semana, por unidades privadas de saúde e por Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do aumento de pacientes com sintomas gripais, quadros que podem ser provocados por diversos vírus, como a Covid-19 e a influenza, além de outros agentes.

Pernambuco registra 42 casos confirmados de influenza A (H3N2) laboratorialmente desde o sábado (18), nove são casos de Srag, com seis internados em enfermaria, dois em UTI e um óbito. A morte foi de um homem de 46 anos, residente no Recife.

Ele apresentou quadro de falta de ar no último dia 09/12, buscando atendimento em uma UPA no dia 10/12, quando foi entubado e transferido para a UTI do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), vindo a falecer no domingo (19). O homem, paciente renal crônico, teve o exame para Covid-19 negativo, sendo feito, posteriormente, o da influenza.

Também foram localizados 12 registros no sistema e-SUS, utilizado para registro de casos leves, a partir de informações que já estavam baixadas na SES-PE. Os demais, provavelmente também do e-SUS, não foram localizados, já que o sistema do Ministério da Saúde (MS) está fora do ar.

"Neste momento, é de suma importância que todos os pacientes com quadro de síndrome respiratória aguda grave (Srag) sejam testados para Covid-19 e, se negativarem, as amostras serão testadas no Lacen para uma possível infecção pela influenza", complementa o secretário.

André Longo assevera que o uso da máscara é uma medida comprovadamente eficaz para controlar diversas doenças, incluindo a Covid-19 e a Influenza. “Todos sabem que houve um certo relaxamento da população e isso tem seu grau de contribuição para a circulação viral. É preciso reforçar esse cuidado. Se a grande maioria das pessoas usar a máscara corretamente, vamos evitar a transmissão de qualquer um dos vírus, o estrangulamento da rede de saúde e que vidas sejam perdidas”, pontua.

 

COMENTÁRIOS dos leitores