Jovem negro é agredido acusado de roubar o próprio carro
Uma câmera de segurança filmou o momento que a vítima é agredida por um casal branco. O homem chegou a pisar no pescoço do jovem
Um jovem negro identificado como Gabriel da Silva Nascimento, 23 anos, foi espancado por um homem e uma mulher após ser acusado de estar roubando o seu próprio carro. O caso aconteceu em Acailândia, no Maranhão.
As agressões aconteceram no último sábado (18), mas as imagens só repercutiram nesta semana. Os nomes do casal racista ainda não foram divulgados pela polícia.
Gabriel trabalha como recepcionista de uma agência da Caixa Econômica na cidade e havia descido do condomínio onde mora para vistoriar o seu veículo antes de sair para uma viagem.
As imagens do vídeo mostram que o homem se aproxima de Gabriel e dá uma rasteira nele. Após a vítima no chão, o agressor chuta e pisa nele. O vídeo mostra que o suspeito chega a colocar o pé no pescoço de Gabriel.
Nota de repúdio
O Sindicato dos Bancários do Maranhão emitiu uma nota, repudiando a conduta do casal que agrediu o jovem. "O SEEB-MA cobra das autoridades agilidade na apuração do caso e que o casal seja responsabilizado exemplarmente pelos crimes praticados. Afinal, negros também podem ter carros. Pelo direito de andar livremente na rua: basta de racismo", diz um trecho da nota.
Um ato em defesa de Gabriel foi realizado nesta quarta-feira (22), no Centro de Açailândia, para pedir por justiça para o jovem e celeridade nas investigações.