Pernambuco deve voltar a adotar medidas restritivas

O secretário de Saúde André Longo também indicou um prazo para decidir sobre a realização dos eventos privados no Carnaval

sex, 07/01/2022 - 10:15
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Controle do acesso de clientes em loja do Recife Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Em alerta para o surto de Influenza A H3N2 em meio ao cenário delicado da pandemia, o Governo de Pernambuco estuda voltar a estabelecer medidas restritivas nos próximos dias. O alto índice de doenças respiratórias desde o fim de 2021 e a incidência de pacientes coinfectados pelos dois vírus - flurona - sobrecarregou a rede de leitos.

 "Vamos ter que fazer algum nível de restrição de atividades. Muito provavelmente estaremos anunciando especialmente atividades sociais", disse o secretário de Saúde André Longo em entrevista à TV Globo nesta sexta-feira (7). 



O atual protocolo de convivência com a Covid autoriza eventos com até 7,5 mil pessoas ou 80% da capacidade com todos vacinados. "Na próxima semana, deve estar saindo esse novo protocolo com algumas mudanças que achamos importantes para esse momento que poderão ou não valer para fevereiro, março", acrescentou o gestor da pasta.



--> PE: Síndrome Respiratória dispara e pedidos por UTI sobem



--> PE confirma 31 casos de coinfecção por Covid e Influenza



Carnaval



Recife, Olinda e Jaboatão já cancelaram o Carnaval de rua, mas os camarotes privados ainda não foram suspensos. O vereador Rinaldo Júnio (PSB) entrou com uma ação no Ministério Público (MPPE) para impedir os eventos particulares que podem reunir até cinco mil pessoas



Sem mais detalhes sobre as novas proibições, Longo indicou que a realização das festas de Carnaval privadas será decidida na segunda quinzena de janeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores