Recife anuncia vacinação para crianças com comorbidades

A prioridade do público entre 5 a 11 anos é para doenças neurológicas

qui, 13/01/2022 - 08:39
Andréa Rêgo Barros/PCR Criança participa de campanha de imunização no Recife Andréa Rêgo Barros/PCR

Recife se prepara para vacinar crianças com doenças neurológicas. A Prefeitura da capital pernambucana informou nessa quarta-feira (12) que vai iniciar a imunização contra a Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos, a partir das que possuem doenças neurológicas. O público receberá duas doses da Pfizer em um intervalo de oito semanas.

De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Recife com a faixa etária é de 159.558 mil crianças. O agendamento ao público foi permitido em agosto de 2021, mas a Prefeitura recebeu em torno 40.261 mil cadastros até o momento.

Agendamento

Ainda sem definição da data para o início das aplicações, o agendamento feito no aplicativo Conecta Recife ou no site da campanha solicita uma declaração médica que comprove uma das comorbidades ou transtornos com o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças).

Pais e acompanhantes precisam levar documento que comprove o parentesco ou um termo de consentimento por escrito do responsável no dia da vacina. Ainda no cadastro, devem ser enviados comprovante de residência no nome do responsável, documentação da criança, do responsável ou documento comprobatório de filiação ou tutela.

A Prefeitura dividiu o grupo prioritário em:

Doença neurológica crônica: doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular.

Deficiência neurológica grave: doença neurológica com comprometimento de deglutição ou situação que aumente risco de doença pulmonar, doenças infectocontagiosas ou doença cardiovascular, Acidente Vascular Encefálico, mielite transversa, paralisia cerebral com descrição de limitações; Esclerose múltipla; Paralisia cerebral.

Quatro locais exclusivos foram disponibilizados para atender o público todos os dias, das 7h30 às 18h30:

Centro UFPE (Cidade Universitária), na Zona Oeste;

Centro Sest/Senat (Av. Beberibe), na Zona Norte;

Centro Universo (Av. Mascarenhas de Morais), na Zona Sul;  

Centro Católica (Rua do Príncipe), no Centro.

COMENTÁRIOS dos leitores