População protesta por Centro Social Urbano do Pina

Comunidades locais alertam para a necessidade do retorno de um aparelho público que ofereça serviços de fomento à cultura, educação e lazer na região

qua, 09/02/2022 - 10:12
Cortesia Protesto de moradores da comunidade do Bode em avenida no Pina Cortesia

Moradores de comunidades do bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, ao lado de coletivos sociais, realizaram um protesto com queima de pneus e interditaram todas as faixas da Avenida Herculano Bandeira, por volta das 8h desta quarta-feira (9). O grupo defende o retorno e revitalização do Centro Social Urbano (CSU) do Pina, desativado há aproximadamente 15 anos. Com uma forte presença de comunidades em necessidade, como a do Bode, o Pina não dispõe, atualmente, de um aparelho do estado que tenha como intuito a integração social dessa população. 

Para monitorar a situação, a Polícia Militar foi acionada. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) também enviou agentes ao local, que precisou de desvio do tráfego através da Via Mangue. Às 9h, a via foi liberada.

No último dia 30 de janeiro, o antigo prédio do CSU Pina, atualmente propriedade privada, foi ocupado pela população local, sob suporte do Coletivo Pão e Tinta e do Coletivo Cabras, ambos formados por moradores da comunidade do Bode. Os ocupantes vêm trabalhando na revitalização do espaço, que estava sem manutenção e tinha boa parte de sua estrutura deteriorada, além da presença de muito lixo. 

Desde então, foram promovidas pela ocupação diversas oficinas de incentivo à cultura e ao lazer, que são duas das principais demandas dos moradores da região. A ocupação funciona na Rua Barreiros, 100, no Pina, e está aceitando doações. Confira imagens do momento da ocupação: 

[@#video#@]

COMENTÁRIOS dos leitores