Acadêmicos de Veterinária criam ação para ajudar animais

“Arrecada Pet”, iniciativa de estudantes de Belém, tem o propósito de conseguir doações para instituições que apoiam a causa

ter, 12/04/2022 - 15:58
UNAMA Ação envolve acadêmicos UNAMA

Alunos do primeiro semestre do curso de Medicina Veterinária da UNAMA - Universidade da Amazônia estão envolvidos no projeto “Arrecada Pet”, criado para conseguir doações para instituições que ajudam animais em situação de vulnerabilidade e que dependem desse apoio para permanecerem ativas.

A estudante Isabelle Camelo, idealizadora da iniciativa, afirma que o principal objetivo é ajudar os animais. Ela conta que, atualmente, muitos deles estão nas ruas e que algumas instituições os resgatam, mas faltam recursos. “Visando isso, pensamos no projeto; poderíamos ajudar arrecadando as doações para levar a essas instituições”, explica.

Isabelle relata que os outros alunos ficaram bem empolgados por fazerem parte do "Arrecada Pet" e por contribuírem de alguma forma para o bem dos animais. Segundo a estudante, eles já têm muitas ideias para tornar o projeto mais amplo e ajudar ainda mais. 

Além disso, Isabelle fala da importância da iniciativa e de colaborar com aqueles que apoiam a causa, dando uma melhor qualidade de vida aos animais resgatados da rua e os ajudando a encontrar um lar. “Todos podem contribuir arrecadando doações, divulgando, até mesmo falando para os amigos, família, e vizinhos sobre o projeto”, complementa.                                         

Isabelle informa que, por enquanto, os estudantes estão dando apoio ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), visando às necessidades da instituição, mas que em breve irão selecionar as que mais apresentam dificuldades em conseguir doações e a manter o abrigo. Para a escolha da instituição, existem alguns critérios, como credenciamento e instalação básica.

Podem ser doados toalhas, lençóis, camisas velhas/usadas (de preferência de algodão), materiais de higiene (sabonete e xampu), materiais de limpeza (água sanitária, sabão e desinfetante), rações secas e úmidas e comedouros. A entrega desses materiais deve ser feita na Clínica Veterinária da UNAMA, no campus Alcindo Cacela, no térreo do bloco F.

Isabelle revela que são positivas as expectativas para o projeto. Uma segunda ação já está sendo idealizada para oferecer o melhor aos pets. “Com todos fazendo um pouquinho para ajudar, podemos garantir uma melhor qualidade de vida aos nossos amigos de quatro patas”, afirma.

O professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNAMA, Jurupytan Viana, reforça a finalidade da iniciativa, explicando que algumas roupas, toalhas e lençóis chegam a ser usados no pós-operatório dos pets. Ele acrescenta que qualquer tipo de doação nesse sentido é importante e bem-vinda. “Nós encaminhamos direto para o centro. Vai fazer muito bem a esses animais que são carentes”, garante.

Saiba mais sobre o projeto aqui:

https://www.instagram.com/volunvets_unama/

Por Isabella Cordeiro (sob orientação e acompanhamento de Antonio Carlos Pimentel).

COMENTÁRIOS dos leitores