Esgoto do Recife não tem carga viral do novo coronavírus
Por outro lado, a carga do vírus aumentou em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Rio de Janeiro, segundo monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Segundo a Rede Monitoramento COVID Esgotos, das seis capitais brasileiras acompanhadas entre os feriados prolongados de 15 e 21 de abril, Recife foi a única que apresentou carga viral do novo coronavírus nula. O último levantamento havia sido realizado na semana epidemiológica 17, entre os dias 24 e 30 de abril.
Na capital pernambucana, as cargas foram de 0,2 bilhão de cópias do novo coronavírus por dia para cada 10 mil habitantes na semana 14 e de zero entre as semanas 15 e 17. Assim, o Recife não teve a presença do vírus detectada em seus esgotos nas últimas semanas de monitoramento, com uma tendência de diminuição dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 na capital pernambucana.
No Recife, na capital pernambucana, as cargas virais foram de zero entre as semanas 15 e 17. (Divulgação)
Por outro lado, os dados indicam aumento das cargas do vírus em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Curitiba, onde a elevação ensejou Nota de Alerta emitida pela Rede em 5 de maio. A capital paranaense apresentou, entre as semanas epidemiológicas 14 (de 3 a 9 de abril) e 17 (de 24 a 30 de abril), crescimento de 34,2 bilhões para 212,7 bilhões de cópias do novo coronavírus por dia para cada 10 mil habitantes. Os números correspondem às taxas observadas, por exemplo, na última semana de 2021 e à segunda semana de março deste ano.
O monitoramento é realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Seus resultados são tidos pelos especialistas como fundamentais para o acompanhamento dos efeitos das medidas de flexibilização para a circulação do novo coronavírus.