Bike é meio de transporte econômico e sustentável

Em busca de uma rotina mais saudável e diante do aumento inflacionário com a pandemia da covid-19, muitas pessoas utilizam a bicicleta para locomoção e lazer

sex, 03/06/2022 - 22:18

Usar bicicleta traz uma nostalgia que remonta imediatamente à infância, mas também pode estar presente durante a vida adulta de quem busca economizar e ter uma melhor qualidade de vida. Pedalar, como hobby ou meio de transporte, traz benefícios para o meio ambiente, pois não libera gases poluentes na atmosfera, e ajuda a reduzir o aquecimento global.

No dia 3 de junho, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o Dia Mundial da Bicicleta. É uma forma de incentivar o meio de transporte sustentável.

Luís Flávio da Paixão e Silva, técnico em radioterapia, começou a pedalar ainda criança, aos 7 anos. A partir dos 25, passou a fazer a atividade em grupo. Ele diz que o principal motivo era o sedentarismo e o esporte tornou-se uma forma de manter o corpo sempre em forma. “Estou sempre ativo e disposto. Pesava 70 kg, hoje peso 58 kg”, diz.

Luís afirma que, para ele, a bicicleta é como o carro para as outras pessoas, que o leva para onde quiser, mas com muito mais economia. Utilizando o meio de transporte, o técnico em radioterapia consegue direcionar o dinheiro que gastaria com ônibus e carro para ajudar nas compras da casa e nos estudos. Além de chegar mais rápido e com mais facilidade onde quiser.

Beatriz Paixão, administradora do grupo de pedal Bike Belém, pedala há cinco anos e diz que o ciclismo transformou sua vida. “A bike tem o poder de te levantar, te deixar mais alegre e ter o prazer de viver”, afirma.

Durante o período de lockdown, no ano de 2020, foi muito difícil se readaptar à realidade que o momento pedia. Segundo Beatriz, ela e o grupo de amigos de pedaladas organizaram um evento on-line para manter, de uma forma diferente, o esporte na rotina. “Nós fizemos uma reunião, cada um na sua casa e treinávamos em cima de um rolo de treino para bicicleta ou pedalávamos dentro de casa mesmo. Era uma forma de unir sem reunir”, disse a ciclista.

A capital paraense hoje conta com 113 quilômetros de malha cicloviária, mas utilizar o meio de transporte ainda é uma alternativa perigosa. A ciclista diz que, apesar do amor pelo ciclismo, não se sente segura para utilizar a bicicleta durante o dia; só anda em grupo e em passeios noturnos.

Beatriz acredita que a cidade de Belém ainda precisa investir em uma estrutura que facilite e estimule o uso de bicicletas no dia a dia. “Ainda falta um olhar, respeito por parte do poder público. Falta também muita consciência da própria população”, complementa.

Belém receberá, em julho, o Bicicultura 2022, um encontro nacional dos usuários de bicicleta. Com o objetivo de disseminar o uso das bicicletas como meio de transporte e ampliar o amor pelo ciclismo no país, o evento terá duração de quatro dias, com oficinas, rodas de conversa, painéis de exposição de trabalhos e atividades lúdicas voltadas para os ciclistas.

Por Juliana Maia (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores