PE: Não há risco de vertimento em Serro Azul, diz governo
Segundo a Secretaria Executiva e Recursos Hídricos (SERH), volume de água na barragem, localizada no município de Palmares, segue baixando em razão da diminuição das chuvas na Zona da Mata Sul
De acordo com o Governo de Pernambuco, a barragem de Serro Azul, em Palmares, na Zona da Mata Sul, não corre risco de vertimento. As informações são da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos (SERH), e da equipe de segurança de barragens da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Ambas as instituições observaram que, com a diminuição da intensidade das chuvas na Região da Mata Sul, a tendência de elevação do reservatório está mudando, com queda do nível de água. Assim, também teria diminuído a possibilidade de vertimento nos próximos dias.
Segundo a Apac, o reservatório é diariamente monitorado e passa por inspeções de segurança regulares (ISR), anualmente realizadas pelos técnicos da SERH. A última inspeção na estrutura foi realizada em dezembro do ano passado.
A Coordenadoria da Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) havia divulgado que o reservatório poderia chegar a 85% de sua capacidade até o fim da próxima semana, caso o ritmo das chuvas se mantivesse. O volume seria suficiente para provocar o primeiro vertimento da história da barragem, inaugurada em 2017.
A Defesa Civil também informou que cadastrará os moradores do entorno da barragem para removê-los para casas de parentes e amigos, bem como para abrigo do município. Os alertas causaram medo na população que vive no entorno da barragem.