Veja como usar o protetor e as doenças causadas pelo sol

Câncer de pele, lúpus eritematoso, foto alergias, são algumas das doenças que podem ser desencadeadas pelo sol

por Camilla Dantas seg, 24/10/2022 - 16:24
Pixabay Mãos femininas com protetor solar Pixabay

  Uma foto de uma idosa de 92 anos, que usou protetor solar por ao menos 40 anos apenas no rosto viralizou nas redes sociais e criou uma grande repercussão sobre o uso do filtro e saúde da pele. Na imagem é visível a diferença na qualidade da pele do rosto e do pescoço da idosa. Após essa repercussão, muitas dúvidas sobre o uso do protetor solar surgiu. Por isso, o LeiaJá convidou a dermatologista e professora do curso de Medicina da Unisa, Rossana Vasconcellos, para esclarecer sobre o assunto. 

De acordo com a dermatologista, o protetor solar tem a função de proteger a pele dos danos causados pelo sol. Em contato com a pele, esses raios podem causar vermelhidão e até queimaduras, devido à radiação UVB. Já a reação mais bronzeada, é causada pela a radiação UVA. Ambas podem resultar em um câncer de pele. 

 “A função do protetor é proteger dessas queimaduras do vermelho desencadeado pelo sol, proteger do câncer de pele, da formação de manchas, como melasma por exemplo, e do fotoenvelhecimento que é o envelhecimento desencadeado pela solar”, afirmou. 

 Tipos de protetores 

Sobre os tipos de protetores, a Dra. Rossana Vasconcelos esclareceu. “ O tipo de protetor UVB, tem uma correlação direta ao  FPS (fator de proteção). Para proteger adequadamente da luz visível, o precisa ter cor”. 

Doenças 

Além do câncer dele, existem outras doenças desencadeadas pelo sol. Como, o lúpus eritematoso, foto alergias, que são alergias, que aparecem por causa da radiação e por causa da exposição à luz. 

 “Se a gente englobar todos os fatores do protetor, junto da proteção do câncer de pele, do fotoenvelhecimento, da proteção de manchas, a gente também tem a prevenção de algumas dermatoses que são desencadeadas pelo sol e que com o uso do protetor solar podem ser prevenidas”, explicou. 

 Qual é a quantidade ideal de protetor solar? 

Como foi dito anteriormente, é indispensável o uso do protetor solar para previnir doenças desencadeadas pelo sol. Porém, para assegurar a eficácia, o produto precisa ser aplicado de forma correta. 

 É necessário que a aplicação do filtro solar seja feita diariamente, mesmo em dias nublados, pelo menos 30 minutos antes da exposição solar, com reaplicação de três em três horas. O ideal é que possua dois tipos de protetor, um para a área do rosto e outro para as demais partes do corpo. 

Dessa forma, a quantidade correta equivale a uma colher de chá no rosto, pescoço e cabeça; uma colher de chá na parte da frente do tronco e outra na parte de trás; uma colher de chá em cada braço e uma colher de chá na parte da frente de cada perna e outra na parte de trás.

COMENTÁRIOS dos leitores