Adolescente morre após beber soda cáustica por engano

Heitor Santos teria pedido água ao dono de um estabelecimento, que teria dado uma garrafa com o líquido para que o jovem tomasse

sab, 14/01/2023 - 17:07
Arquivo Pessoal Heitor Santos Poncidonio Arquivo Pessoal

Um adolescente de 16 anos morreu no Guarujá, litoral de São Paulo, após beber soda cáustica por engano. De acordo com familiares, Heitor Santos Poncidonio teria pedido água ao dono de um estabelecimento, que teria dado uma garrafa com o líquido para que o jovem tomasse. O caso oconteceu no dia 1º de dezembro. 

Na ocasião, Heitor teria ido ao comécio para comprar cloro e desinfetante para a avó. Ao site UOL, a prima da vítima, Eduarda Cristina Poncidonio Costa, relatou o ocorrido.

"Ele pegou a bicicleta e foi até a loja, que fica a uns dois quilômetros de distância daqui de casa. Quando ele estava lá, meu pai, que mora pertinho, por coincidência foi até essa mesma loja comprar luvas quando viu ele caído lá dentro e correu para ver o que estava acontecendo".

À polícia, o dono do estabelecimento contou que o adolescente teria apanhado a garrafa com soda cáustica, que estava no chão, e ingeriu o líquido. Em seguida, ainda segundo o dono do local, Heitor começou a passar mal e foi socorrido por populares. No entanto, a versão do comerciante é questinada pela família.

Eduarda afirma que, após receber alta hospitalar na primeira internação, o adolescente falou que deram a garrafa com o conteúdo. "Ele contou que colocou na boca e engoliu um pouco, quando sentiu um gosto estranho e uma ardência nos lábios. Ele então cuspiu o resto que estava na boca, mas começou a se sentir mal e caiu no chão (...)O relato dele está gravado", alegou ao UOL. 

Volta ao hospital e óbito

Após liberação hospitalar da primeira internação, ainda debilitado, Heitor apresentou, nos dias seguintes, uma melhora. Com uma dieta equilibrada, ele chegou até a jogar futebol com alguns amigos na frente de casa. Entretanto, no último sábado (7), o adolescente teve uma piora rápida ao ponto de não conseguir ficar em pé.

Na ocasião, ele foi levado à Casa de Saúde do Guarujá, onde permaneceu internado. Na segunda-feira (9), o jovem foi submetido a uma endoscopia e, após o exame, sofreu uma parada cardiorrespiratória, foi levado à UTI, mas acabou falecendo. 

Investigações

O caso está sendo investigado pelo 2° DP de Guarujá. Agentes da polícia estiveram no estabelecimento onde ocorreu o fato para ter acesso às imagens das câmeras, mas, descobriram que não estão funcionando. Além disso, a garrafa com a soda cáustica ingerida por Heitor não foi encontrada. 

COMENTÁRIOS dos leitores