Homem é preso por importunação sexual em ônibus no DF

Pena para esse tipo de crime pode variar de um a cinco anos de prisão

por Vitória Silva seg, 27/02/2023 - 12:39
Divulgação/PRF PRF em Brasília, no Distrito Federal Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, nesse sábado (25), um homem de 48 anos por suspeita de importunação sexual dentro de um ônibus em Planaltina, no Distrito Federal. A prisão ocorreu no quilômetro 37 da BR-020 e o suspeito foi encaminhado à 16ª Delegacia de Polícia em Planaltina. O veículo era interestadual e saía de Formosa, em Goiás, com destino à capital federal.  

Segundo a PRF, os policiais foram acionados para atender uma ocorrência de importunação sexual por volta das 10h18 do sábado (25). A vítima relatou aos policiais que o homem estava sentado ao lado dela quando a tocou nas partes íntimas, além de posicionar a perna dele sobre ela. 

O toque ao corpo alheio sem consentimento, e com intenção libidinosa, é considerado importunação sexual, junto a uma outra série de condutas invasivas. A pena para esse crime vai de um a cinco anos de reclusão, se não forem reconhecidos agravantes. 

Nos casos de importunação sexual, a PRF reforça que a denúncia formal é sempre indicada, para que seja possível cobrar das autoridades. Além disso, a polícia pede para que a vítima crie testemunhas e não deixe de manifestar a importunação, pois a visibilidade do flagrante também pode ajudar a dar mais celeridade ao caso.  

Para situações ocorridas no transporte coletivo, a instituição recomenda que a pessoa assediada peça parada ao cobrador ou motorista e desça em uma unidade operacional da PRF, se possível. Caso não seja, uma opção é sinalizar discretamente a uma pessoa próxima o que está acontecendo, informando que a situação incorre em crime de importunação sexual. A vítima pode ainda ligar para a PRF pelo 191.

 

COMENTÁRIOS dos leitores