Grupos de apoio à adoção promovem caminhada no Recife

A 11ª Caminhada Pernambucana de Apoio à Adoção, que será realizada no próximo domingo, lembra o Dia Nacional da Adoção, comemorado no dia 25 de maio

ter, 23/05/2023 - 11:04
Divulgação Pessoas reunidas em caminhada pela adoção Divulgação

As famílias formadas através da adoção irão participar no próximo domingo (28) da 11ª Caminhada Pernambucana de Apoio à Adoção, que será realizada na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Com o tema "Grupos de apoio à adoção na luta pelo fortalecimento da rede integral de proteção à infância e à juventude", a caminhada tem a concentração marcada para as 9h, na Pracinha de Boa Viagem e, de lá, crianças, adolescentes, pais, familiares e incentivadores da adoção seguem até as imediações do Edifício Acaiaca.

Na ocasião, os grupos pró-adoção levam suas faixas com mensagens que lembram a importância desse tipo de filiação, tais como: “Adoção é amor e não caridade” e “Amor não vem de sangue. Ele nasce do afeto”, "Adoção: amor em atitude e ação", reforçando que adotar se trata de uma entre tantas formas de se constituir uma família. 

Neste sentido, o presidente da  Associação Pernambucana de Grupos de Apoio à Adoção (Apega) e pai  por adoção, Charles Leite diz que a caminhada ocorre para dar visibilidade às famílias e, por fim, a cultura de que adotar era algo sigiloso, além de promover reflexões sobre o tema. "Era tratado como um segredo de família e a gente vem na contramão, para dar visibilidade e ao mesmo tempo trazer a pauta da adoção para a sociedade de forma mais naturalizada. Então, a caminhada vem para a gente poder desconstruir alguns preconceitos, mostrando que a adoção é algo natural e possível. Por isso,  ano a ano,  precisamos reforçar essas questões", afirmou.

Já a psicóloga e vice-presidente do Grupo de Apoio à Adoção do Recife (Gead Recife), Suzana Schettini, reforça sobre o caminho que ainda precisa ser percorrido para que mais crianças e adolescentes vivam em família. "Nós estamos em 2023 e o movimento nacional de apoio à adoção existe há mais de 30 anos e atualmente ainda trabalhamos as mesmas questões que nós trabalhávamos há 30 anos atrás, ou seja: lutar pelo direito à família para todas as crianças e adolescentes. Nós evoluímos muito, mas ainda temos um caminho longo a percorrer, até que, finalmente, todas as crianças e adolescentes possam ter garantido o seu direito à convivência familiar e comunitária", ressaltou a psicóloga.

Suzana também destacou que mesmo que a construção dos perfis dos pretendentes à adoção tenham de fato evoluído, no sentido de ampliar as faixas etárias das crianças que desejam adotar, ainda existe uma procura muito grande por bebês e crianças menores. E é neste ponto que os grupos de apoio à adoção atuam para orientar, incentivar e desmistificar a adoção de crianças maiores e adolescentes, mostrando que podem ser bem sucedidas. 

"As crianças maiores e os adolescentes continuam a ser preteridos pelos pretendentes à adoção. Então, realmente precisamos refletir, por que é tão difícil para nós compreendermos que a adoção é um direito da criança? Precisamos entender a adoção como um instituto que prioriza o interesse da criança e não do adulto. Sempre que as pessoas falam sobre a adoção, elas pensam em procurar um filho para sua família, aquele filho que, talvez, não puderam ter  através da biologia, mas esquecem que nós estamos procurando famílias para crianças e adolescentes que não as têm", ponderou.

A caminhada é aberta ao público e não é necessário inscrever-se previamente para participar. 

Dia Nacional da Adoção 

Neste mês, celebramos no dia 25 de Maio, o Dia Nacional da Adoção de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal 20.447 de 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Já em Pernambuco, a Lei Estadual 14.349 é datada de 2011 e incluiu no calendário oficial de eventos a Semana Estadual da Adoção, que tem por finalidade a reflexão, a agilização, a comemoração e a realização de campanhas de conscientização, sensibilização e publicização do tema Adoção. 

SERVIÇO: 

11ª Caminhada Pernambucana de Apoio à Adoção  

Data: domingo (28) 

Hora: concentração programada para as 9h  

Onde: saída da pracinha de Boa Viagem 

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores