Policiais amarram pés e mãos de homem negro durante prisão

Detido seria suspeito de furtar duas caixas de bombom

por Vitória Silva qua, 07/06/2023 - 12:07
Reprodução/TV Globo Homem negro é amarrado e arrastado por policiais em UPA de São Paulo Reprodução/TV Globo

Um vídeo exibindo uma cena de violência policial ganhou as redes sociais esta semana. Nas imagens, um homem negro, de 32 anos, aparece com as mãos e pés amarrados, enquanto é arrastado por policiais militares de São Paulo, após receber voz de prisão. O caso é do último domingo (4) e ganhou mais visibilidade após ser compartilhado pelo padre Júlio Lancellotti, no Twitter. A cena foi registrada por uma testemunha, no bairro de Vila Mariana, área nobre da capital. 

Embed:
 

O homem foi detido após ser considerado suspeito de furtar um supermercado, junto a outros dois amigos, incluindo um adolescente. Ele foi encontrado com duas caixas de bombom. Por ter resistido à prisão, segundo a Polícia Militar de São Paulo (PMSP), precisou ser dominado e amarrado por quatro policiais militares. À TV Globo, uma testemunha disse que o homem pedia ajuda gritando e dizendo que estava “doendo muito”.  

A PMSP alegou que o homem estava alterado e teria dito que "pegaria a arma dos policiais e daria vários tiros neles”. O vídeo foi registrado na UPA da Vila Mariana por uma testemunha, que também foi levada para a delegacia. 

A ida a uma unidade de saúde faz parte do procedimento policial, para realização do exame de corpo de delito. Pelas imagens, é possível ver que o homem preso é violentamente colocado sobre uma maca. Depois, ele é arrastado pelo chão, com os membros amarrados, para dentro de uma sala. 

Os policiais envolvidos no caso foram afastados e um inquérito será instaurado para apurar a conduta dos agentes. "A Polícia Militar lamenta o episódio e reafirma que a conduta assistida não é compatível com o treinamento e valores da instituição", diz a nota da PM. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores