PMDB lança carta de apoio ao PSB

Com a retirada da candidatura do deputado federal Raul Henry, cogita-se que ele assuma o papel de vice na chapa com Geraldo Júlio

seg, 25/06/2012 - 19:23
LeiaJáImagens

Poucos dias após o PSB lançar o nome do ex-secretário Geraldo Júlio (PSB) como candidato a prefeito do Recife, o PMDB divulgou uma carta à imprensa com a declaração de apoio ao candidato do governador Eduardo Campos (PSB). Essa nova aliança vem consolidar a reaproximação entre o governador e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) criando um novo cenário político. Com a retirada da candidatura a prefeito do deputado federal Raul Henry, cogita-se que ele assuma o papel de vice construindo uma chapa com Geraldo Júlio.

De acordo com o presidente Municipal do PMDB e deputado estadual, Gustavo Negromonte, o seu partido vem tentando também consolidar uma aliança com o bloco oposicionista, mas a formação de chapa com o PSB é uma boa opção. “Vemos com certa dificuldade a união entre o bloco político da oposição. Conversamos muito, agora precisamos avaliar a hipótese de não haver unidade entre este grupo. A candidatura de Geraldo Júlio é mais uma que foi apresentada ao recifense, então se faz necessário dialogar”, informou Negromonte.

Sobre a composição de chapa com o PSB, o presidente municipal não confirmou se o seu partido assumiria o espaço de vice. “A composição de vice não seria uma condicionante, há outros espaços e o PMDB é um partido que deve ter seu espaço próprio. Mas ainda é preciso conversar com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e com Geraldo Júlio”, corroborou.         

Com esse novo cenário, a oposição, nesse período pré-eleitoral, ficará a cargo do deputado federal Mendonça Filho (DEM), o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) e o ex-deputado Raul Jungmann (PPS) que também buscam consolidar uma aliança e fortalecer a legenda.Segundo Jungmann, essa reaproximação entre o PSB e o PMDB prioriza não somente as eleições municipais deste ano, mas viabiliza 2014.

“Vejo como uma escolha do PMDB que deu prioridade ao cenário nacional de 2014. O afastamento entre o PT e o PSB reaproximou o governador Eduardo Campos do senador Jarbas Vasconcelos. Perdemos um partido importante que fazia parte do nosso campo político, de uma certa forma isso vem fragilizar a oposição. Mas ainda temos condições de chegar ao segundo turno. Vamos buscar a unidade das outras legendas ”, comentou Jungamann.

Já o também pré-candidato do PSDB, Daniel Coelho, declarou que seu nome continua na disputa e que a postura do PMDB apenas consolida a sua candidatura que já conta com o apoio do PTdoBe, até o fim da semana, outro partido deve declarar apoio à legenda. “Com essa decisão cabe a cada um buscar seu rumo. Essa vai ser uma eleição com candidaturas isoladas. Serão quatro nomes competitivos. O PSDB sempre trabalhou para se fortalecer, agora esse não é um assunto nosso, mas do PMDB. O PT vai perder capital político e despencar, temos a certeza que estaremos no segundo turno”, informou Daniel.

Confira, na íntegra, a carta em que o PMDB anuncia apoio à candidatura do PSB:

O PMDB de Pernambuco manteve, até agora, a pré-candidatura a prefeito do Recife do deputado federal Raul Henry, que tinha como propósito debater os problemas e apresentar um projeto para o futuro da cidade. Neste período, Raul envolveu milhares de pessoas num profundo debate sobre o Recife que a população tanto anseia. Essa discussão permitiu a construção de um conjunto de propostas para transformar a cidade.

É inaceitável, por exemplo, que o Recife tenha uma educação situada entre as piores do Brasil, um sistema público de saúde completamente sucateado, a total ausência de políticas para a juventude – cada dia mais ameaçada pela epidemia do crack – e a inexistência de ações voltadas para o transporte público que possam reduzir o problema do trânsito caótico. Tudo isso sem falar na estagnação econômica de uma cidade que, apesar de localizada no centro de uma região metropolitana que vive um momento de grande dinamismo, não consegue acompanhar o crescimento do Estado e nem mesmo de outras capitais da região Nordeste.

Em contrapartida, é adequado reconhecer que o governador Eduardo Campos tem realizado um trabalho para melhorar a vida da população com elevada aprovação dos pernambucanos. Um esforço que dá continuidade às transformações iniciadas pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos, que requalificou a infraestrutura do Estado e começou o processo de atração de investimentos que estão mudando a face de Pernambuco.

Nos últimos dias, o PMDB fez um grande esforço e buscou construir a unidade das oposições para viabilizar uma candidatura que pudesse representar essa perspectiva de mudança.  Apesar de ter colocado sua pré-candidatura à disposição dos outros partidos, esse objetivo não foi alcançado.

Diante desse fato e da consolidação de um cenário eleitoral que se projeta bipolarizado entre as candidaturas do PT e do PSB, o PMDB entende que quem representa, hoje, a possibilidade de mudança da atual situação de abandono da cidade é a candidatura do PSB.

Por isso, em nome do compromisso com o futuro do Recife e do espírito público que sempre norteou o caminho do partido, o PMDB declara apoio à candidatura do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado Geraldo Júlio, um técnico com reconhecida capacidade de gestão. O candidato do PSB terá amplas condições de colocar em prática as propostas que o PMDB, ao longo dos últimos meses, debateu com a população do Recife.

PMDB de Pernambuco

COMENTÁRIOS dos leitores