Projeto de lei vetado por João da Costa é aprovado
Por 25 votos, os vereadores da Câmara do Recife aprovaram a matéria que prevê medidas de prevenção do HPV
A lei que prevê medidas de prevenção do HPV no Recife, de autoria do vereador Rogério de Lucca (PSL), vetada pelo prefeito João da Costa e derrubada por 25 votos, será implementada nos hospitais do município. De acordo com o projeto, a Secretaria Municipal da Saúde programará e promoverá campanhas de esclarecimento à população sobre o HPV, suas formas de transmissão e prevenção.
Além de organizar as atividades, a secretaria terá que divulgá-las de forma ampla através dos diversos veículos de mídias em operação no município, tanto na área Pública como área Privada.
A Secretaria também será responsável por realizar campanhas anuais de vacinação da população feminina contra o HPV, com ampla divulgação pelos meios de comunicação públicos e privados.
Ao propor o projeto de lei, o vereador Rogério de Lucca disse que combater o câncer cervical e outras doenças relacionadas ao HPV “é um dever de todo cidadão recifense, e dos políticos, que tem interesse em ajudar, a erradicar este mal, principalmente, na família, dos que padecem, sem assistência médica. A vacina quadrivalente, contra o HPV (subtipos.:6, 11, 16 e 18 do HPV) poderá ser incluída no Programa de Saúde Municipal”. A vacina deve administrada em três doses, em períodos de seis meses.